Nos últimos quatro anos, as 103 unidades de Atenção Primária à Saúde de Feira de Santana realizaram mais de 1,5 milhão de atendimentos na sede e na zona rural do município. Até o dia 13 de setembro de 2024, foram contabilizados 490 mil atendimentos. A Prefeitura de Feira de Santana opera oito unidades que integram o programa Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento das unidades de saúde para das 8h às 21h. As unidades que oferecem horário estendido incluem Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; e Rua Nova II, III e Barroquinha.
Essas unidades disponibilizam atendimentos médicos e de enfermagem, além de atualizações de cadernetas vacinais. A rede municipal também conta com sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) que operam até as 18h. O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou o compromisso da administração municipal em fornecer assistência de qualidade à população, destacando que, além dos 490 mil atendimentos registrados, diversos procedimentos complementares, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames e curativos, foram realizados.
O prefeito afirmou que “isso demonstra a capacidade de Feira de Santana em oferecer atendimento abrangente e de qualidade na Atenção Primária à Saúde”, com cada equipe de saúde responsável por uma área de abrangência específica. Além das unidades de Atenção Primária, a rede municipal dispõe de centros especializados, como o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), que atende 4.938 pacientes com uma equipe multiprofissional. O CADH oferece consultas com endocrinologistas, cardiologistas, neurologistas, nefrologistas, geriatras, nutricionistas, assistentes sociais, clínicos gerais, além de serviços de fisioterapia, curativos e farmácia. O atendimento no CADH é realizado mediante encaminhamento pela unidade de saúde do bairro do paciente.
Adicionalmente, o município assegura assistência à saúde para pacientes que necessitam de atendimento em outras cidades através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Nos últimos quatro anos, mais de 56 mil pacientes foram deslocados para unidades de saúde em outros municípios. Para o TFD, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza quatro ônibus (um com capacidade para 26 pessoas e três com capacidade para 16), além de quatro ambulâncias, dois veículos pequenos e uma van.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




