Durante o debate promovido pela TVE na noite de quinta-feira (12/09/2024), o candidato a prefeito de Salvador pelo MDB, Geraldo Júnior, alertou para a possibilidade de aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano, com reajustes que podem chegar a 400%. Mesmo com a ausência do atual prefeito, Bruno Reis, Geraldo Júnior utilizou a oportunidade para cobrar do adversário uma resposta sobre medidas que impeçam o aumento do imposto.
O candidato afirmou que a atual gestão municipal deve enviar, até o final de setembro, uma proposta à Câmara de Vereadores para garantir a continuidade das travas que limitam o reajuste do IPTU, em vigor até 2024. “Prefeito, até o dia 30 de setembro deste ano, você deve enviar uma mensagem ao Legislativo, e tenho certeza de que contaremos com o apoio dos vereadores para aprovar, em caráter de urgência, uma medida que impeça o aumento do IPTU para 2025”, disse Geraldo Júnior.
Propostas da coligação
Além de abordar o tema do IPTU, Geraldo Júnior apresentou as principais propostas da sua coligação “Salvador pra Toda Gente”, que tem Fabya Reis (PT) como candidata a vice-prefeita e conta com o apoio de aproximadamente 350 candidatos a vereador de partidos como MDB, PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade, Agir, PT, PC do B e PV. O candidato destacou como áreas prioritárias para sua gestão a mobilidade urbana, a educação, a saúde e a geração de empregos.
Geraldo Júnior também criticou a atual situação financeira de Salvador, mencionando o elevado endividamento da cidade. Segundo ele, a capital baiana ocupa a posição de quarta cidade mais endividada do país e enfrenta um déficit orçamentário de R$ 460 milhões, acumulado apenas no primeiro quadrimestre de 2023.
Apoio federal e prioridades de governo
O candidato reafirmou que é o único concorrente à Prefeitura de Salvador que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele anunciou a destinação de recursos federais já garantidos para a cidade, com foco em projetos como a construção de 10 policlínicas, 15 creches e 10 escolas de tempo integral. “Em Salvador, Lula é 15, Jerônimo é 15, e Geraldo e Fabya também são 15”, declarou.
Durante o debate, Geraldo Júnior abordou ainda temas como a promoção da igualdade racial, ações voltadas à população LGBT+, o combate à violência contra a mulher, segurança pública e empreendedorismo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




