Em comemoração aos 191 anos de emancipação política de Feira de Santana, o Casarão Olhos D`Água sediou uma palestra sobre o impacto da educação e saúde no município. O evento ocorreu nesta quarta-feira (18/09/2024) e teve como palestrante o médico João Batista de Cerqueira, um dos fundadores do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O encontro reuniu personalidades do setor educacional e da saúde, marcando um momento de reflexão sobre o desenvolvimento local nessas áreas.
Entre os presentes estavam Anaci Paim, secretária municipal de Educação e ex-reitora da UEFS, José Raimundo Pereira de Azevedo, presidente da Academia de Educação, e José Melo, professor e ex-reitor da UEFS. A palestra destacou a criação do curso de Medicina da UEFS, fundado em 2003, e sua contribuição para a formação de profissionais de saúde, tanto para o município quanto para o estado. João Batista de Cerqueira compartilhou o processo de elaboração e aprovação do projeto do curso, que se tornou um marco no ensino médico da cidade.
Ao discursar, João Batista de Cerqueira relembrou os desafios enfrentados para a criação do curso de Medicina, destacando a importância de sua aprovação para a formação de médicos na cidade. Ele mencionou que, desde a sua fundação, 440 médicos se formaram na UEFS, muitos dos quais atuam na própria cidade de Feira de Santana. Cerqueira afirmou que o projeto foi uma conquista importante para o desenvolvimento da educação médica no município, influenciando diretamente a qualidade da saúde pública local.
Anaci Paim também recordou o início do projeto e os obstáculos superados ao longo do processo. Ela ressaltou que a criação do curso foi resultado de uma série de parcerias entre instituições nacionais e internacionais, e que representou um grande avanço para a educação em saúde na cidade. Segundo a secretária, o impacto da formação de novos profissionais na área da saúde reflete diretamente no bem-estar da população e no desenvolvimento da região.
O professor José Raimundo Pereira de Azevedo pontuou a relevância de celebrar o aniversário da cidade com eventos que rememoram conquistas históricas. Para ele, o debate sobre o impacto da educação e da saúde na vida da cidade é essencial para o fortalecimento de políticas públicas que impulsionem o progresso municipal. Ele destacou a importância de eventos como o realizado no Casarão Olhos D`Água, que permitem uma análise crítica sobre os avanços e desafios enfrentados ao longo dos anos.
O professor José Melo, por sua vez, ressaltou o crescimento contínuo de Feira de Santana, que atualmente supera nove capitais de estado em população. Ele afirmou que o desenvolvimento da cidade é uma demonstração de sua relevância nacional, destacando ainda que o município mantém um ritmo de progresso constante, com ênfase em setores essenciais como educação e saúde. Melo aproveitou a oportunidade para enfatizar que o sucesso de Feira de Santana reflete o esforço coletivo de sua população.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




