Na última segunda-feira (23/09/2024), o grupo francês CMA CGM confirmou a aquisição de 48% da Santos Brasil, uma operadora de infraestruturas portuárias brasileira. Avaliada em R$ 11 bilhões, a Santos Brasil é a proprietária do maior terminal de contêineres da América do Sul. A CMA CGM anunciou a expectativa de adquirir o restante da operadora nos próximos meses. A empresa assinou um acordo definitivo e irrevogável para a compra da participação, cuja quantia exata não foi divulgada.
A participação de 48% foi adquirida de fundos administrados pelo gestor de ativos Opportunity. A conclusão da operação está prevista para o primeiro trimestre de 2025, uma vez que a aquisição está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias brasileiras. Em um comunicado, a CMA CGM expressou sua intenção de lançar uma oferta pública de aquisição para o capital restante após a conclusão do primeiro estágio. Com sede em Marselha, a CMA CGM recentemente ganhou destaque ao se tornar parceira logística dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O grupo se comprometeu a desenvolver os terminais da Santos Brasil, com foco na ampliação da capacidade e na melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes. A CMA CGM anunciou que irá colaborar com as autoridades portuárias e órgãos de supervisão para o desenvolvimento do Porto de Santos e de outros portos onde a Santos Brasil opera. Essa iniciativa reflete a intenção do grupo de reforçar sua presença e contribuição no setor portuário brasileiro.
Os 40% dos volumes de contêineres movimentados no Brasil, que são responsabilidade do Porto de Santos, justificam o interesse da CMA CGM na operadora. O presidente da empresa, Rodolphe Saadé, destacou que esse investimento significativo demonstra o desejo de fortalecer a parceria com o Brasil. A Santos Brasil opera cinco terminais em território nacional, incluindo três terminais de contêineres, um terminal de veículos e um terminal para granéis líquidos. Entre junho de 2023 e junho de 2024, a operadora registrou um faturamento de R$ 2,55 bilhões, além de um lucro operacional de R$ 1,28 bilhão.
A CMA CGM possui um portfólio global de 50 terminais portuários. Com a nova aquisição, a empresa espera impulsionar sua participação no mercado brasileiro, onde atualmente ocupa a quarta posição, detendo 14% do tráfego marítimo. A aquisição da Santos Brasil pode posicionar a CMA CGM entre os principais players do setor no país, com potencial para liderar o mercado.
De acordo com o diário econômico francês Les Echos, a participação acionária em uma operadora portuária confere à CMA CGM o controle sobre os custos dos serviços, permitindo assim mitigar a inflação rápida nos ciclos de alta do mercado. Este aspecto é crucial para um porto como o de Santos, que movimenta 2,4 milhões de contêineres anualmente e é dotado de infraestrutura de categoria mundial, capaz de proporcionar um manuseio ágil e minimizar custos adicionais.
A análise também destaca que, embora a economia brasileira cresça 2,5%, o setor de transporte marítimo apresenta um crescimento acelerado, com um aumento de 16% no comércio desde junho. A CMA CGM planeja desenvolver conexões domésticas para atender a portos como o de Manaus. O contexto atual da atividade portuária brasileira é caracterizado por um mercado em equilíbrio, onde o país importa quase a mesma quantidade que exporta. Estima-se que cerca de três milhões de contêineres sejam movimentados em ambas as direções, com navios vindos da China e partindo para o restante do mundo com cargas de carne, frutas e madeira.
*Com informações da RFI.
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