A produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 6,1% em julho de 2024, comparado ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho coloca a indústria nacional 1,4% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, período pré-pandemia.
O crescimento registrado em julho abrangeu 21 dos 25 ramos analisados, 60 dos 80 grupos de produtos e 67,3% dos 789 itens pesquisados pela PIM Brasil. Entre os setores com maior influência positiva, destacaram-se os de veículos automotores, reboques e carrocerias, que cresceram 26,8%, e o de produtos químicos, com alta de 10,5%.
Na comparação entre julho de 2024 e o mês anterior, o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias também foi o principal destaque, registrando um aumento de 12%, acelerando o ritmo de crescimento em relação a junho, quando havia crescido 4,8%. Outros setores com avanços significativos incluíram produtos de metal (8,4%), produtos diversos (18,8%), artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (12,1%), e impressão e reprodução de gravações (23,4%).
No entanto, apesar dos resultados positivos em várias áreas, a produção industrial geral em julho apresentou um recuo de 1,4% em comparação ao mês anterior. Segundo André Macedo, gerente da PIM Brasil, esse desempenho negativo pode ser atribuído ao crescimento expressivo de 4,3% observado em junho, impulsionado pelo retorno à produção de unidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Macedo explicou que, além do efeito de base, houve paralisações em importantes plantas industriais, o que contribuiu para o declínio observado em julho. Contudo, ele ressaltou que, ao comparar o desempenho da indústria em julho de 2024 com dezembro de 2023, o setor ainda se encontra 1,2% acima, indicando uma trajetória ascendente no longo prazo.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




