O governo da Bahia deu mais um passo significativo na parceria com os Emirados Árabes Unidos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva de tâmaras no estado. Em encontro realizado nesta quarta-feira (18/09/2024), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, e representantes da Al Foah Company, empresa especializada na produção e exportação de tâmaras. A reunião teve como objetivo discutir os próximos passos do projeto, que contempla o plantio experimental de tâmaras em solo baiano, utilizando mudas doadas pela empresa árabe.
Até o momento, o Brasil recebeu 110 mudas de tamareira, que estão sob observação na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. O período de análise sanitária dessas plantas antecede os testes em duas regiões baianas – o norte e o oeste –, selecionadas por suas características climáticas e de solo, que apresentam semelhanças com o ambiente de origem da planta. O governador expressou otimismo com o potencial do estado de se tornar o principal exportador brasileiro de tâmaras em até seis anos, prazo estimado para o estabelecimento pleno da produção.
No total, foram enviadas doze variedades de tamareira para estudo, com foco nos biomas do Cerrado e da Caatinga. O objetivo é verificar a adaptação dessas variedades às condições locais. De acordo com Jerônimo Rodrigues, o clima e o solo da Bahia, especialmente nas regiões semiáridas, oferecem condições favoráveis para o cultivo das plantas.
“Ainda faremos experiências dessas variedades para, posteriormente, iniciar a produção, processamento e consumo tanto no Brasil quanto na América Latina”, afirmou o governador.
Ele destacou que as mudas enviadas estão quase em fase adulta, e que, em dois anos, a planta começará a produzir frutos, atingindo a maturidade comercial em até seis anos.
A Al Foah Company se comprometeu a doar mais 1.890 mudas de tamareira, que serão utilizadas em novos experimentos. Essas espécies foram selecionadas considerando os climas e solos das regiões onde ocorrerão os testes. A Embrapa e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), serão responsáveis pelo acompanhamento técnico do projeto.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, afirmou que o projeto envolve a atuação conjunta das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, que irão trabalhar com o aporte de tecnologias, como microaspersão e aprimoramento genético.
“Já houve uma tentativa de plantio de tâmara na década de 1980, que não progrediu devido à falta de tecnologia adequada. Agora, a ideia é aplicar inovação no manejo da água e no aprimoramento genético das mudas para assegurar o sucesso do cultivo no Brasil”, explicou Sodré.
A Al Foah, que exporta atualmente 600 toneladas de tâmaras por ano para o Brasil, pretende avaliar a resposta das plantas ao solo baiano antes de expandir o número de mudas plantadas. O vice-presidente da companhia, Mohamed Ghanim Al Mansoori, detalhou que, se a fase inicial for bem-sucedida, haverá um aumento gradual no número de mudas até atingir a meta de 10 mil árvores em território baiano.
Após a reunião, o embaixador Saleh Alsuwaidi e os representantes da Al Foah visitaram a Fazenda Mandacaru, uma área experimental da Embrapa em Juazeiro, no norte da Bahia, para análise do solo e das condições climáticas da região. A comitiva também está programada para visitar a cidade de Barreiras, no oeste do estado, nesta quinta-feira (19), onde serão realizados estudos adicionais sobre o potencial agrícola da área.

Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




