Durante entrevista exclusiva ao Jornal Grande Bahia, o secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, detalhou os mais recentes investimentos estrangeiros no setor de turismo, destacando a nova rota aérea entre Salvador e Paris. O evento ocorreu no Hotel Fasano, em Salvador, durante a cerimônia de anúncio de um novo voo direto entre as duas cidades, realizada nesta quinta-feira (12/09/2024). A Air France, responsável pela operação, terá três frequências semanais a partir de 28 de outubro de 2024. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahaut, Serge Gas, Cônsul Geral da França para o Nordeste do Brasil; e Sandrine Santos, diretora da Aliança Francesa em Salvador.
Na entrevista, Bacelar ressaltou a importância estratégica da nova conexão internacional.
“Este voo não apenas liga Salvador, uma das cidades mais emblemáticas da América Latina, a Paris, mas também coloca a Bahia mais próxima dos grandes mercados emissores de turistas no mundo. A Air France opera a partir do aeroporto Charles de Gaulle, com conexões para mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África, facilitando a chegada de turistas ao nosso estado”, afirmou o secretário.
Bacelar também destacou que, com o novo voo, haverá maior facilidade para viagens de turistas entre a Bahia e a Ásia. Atualmente, uma viagem da Bahia para a Ásia exige várias conexões.
“Com esse voo, haverá apenas uma conexão no aeroporto Charles de Gaulle, o que torna o percurso mais simples. Isso beneficia tanto os turistas que desejam ir à Ásia quanto os asiáticos que desejam visitar a Bahia”, explicou.
Quando questionado sobre o desempenho do setor de turismo na Bahia desde o fim da pandemia, Bacelar foi otimista ao descrever os esforços do governo estadual para revitalizar o setor.
“A pandemia marcou uma clara divisão no turismo mundial: antes e depois da crise sanitária. A Bahia, contudo, preparou-se para o momento de retomada com investimentos em capacitação de mão de obra e em infraestrutura turística nas 13 zonas turísticas do estado”, comentou.
Ele destacou também os números positivos apresentados pelo IBGE e pelo Ministério do Trabalho em relação à geração de empregos e o aumento da chegada de turistas estrangeiros, evidenciando que o estado está colhendo os frutos das políticas de incentivo ao turismo.
Outro ponto abordado na entrevista foram os novos investimentos em infraestrutura hoteleira. Segundo Bacelar, a chegada de voos internacionais facilitará a entrada de investidores no estado, como é o caso de um grupo português que assumirá a gestão do Convento do Carmo, cujas reformas devem iniciar ainda em 2024. Além disso, Bacelar informou que, em setembro de 2024, o governador Jerônimo Rodrigues dará a ordem de serviço para as obras de reforma do Palácio Rio Branco, que será transformado em um grande hotel.
Ao encerrar a entrevista, Bacelar agradeceu ao Jornal Grande Bahia e à imprensa local pelo apoio na divulgação das ações do Governo Jerônimo voltadas ao turismo.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




