A deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), foi anunciada como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania nesta segunda-feira (09/09/2024). Em sua primeira declaração após o anúncio, Evaristo destacou que suas principais prioridades serão o combate à violência sexual contra crianças, a proteção dos direitos das pessoas idosas e o atendimento à população em situação de rua.
Embora a nomeação oficial para o cargo ocorra apenas na próxima semana, Evaristo iniciou seus trabalhos com uma visita ao ministério para realizar uma reunião introdutória, conhecer os secretários, e preparar um diagnóstico inicial da pasta. Ela enfatizou a necessidade de um trabalho intenso para enfrentar os desafios que o ministério enfrenta.
“Enfrentamento da violência sexual contra crianças, a pauta da população de rua, das pessoas idosas: esse ministério tem políticas que são muito importantes. A gente precisa sair desse luto e ir para a luta. Tem muito trabalho a fazer”, afirmou.
Durante o período de transição, Evaristo alternará entre Brasília e Minas Gerais, uma vez que ainda está se licenciando do cargo de deputada estadual e precisa cumprir compromissos pendentes. A nova ministra assume o cargo após a demissão de Silvio Almeida, que deixou o ministério na última sexta-feira, 6 de setembro, em meio a denúncias de assédio sexual.
Sobre o convite recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Evaristo relatou que a conversa com o presidente foi produtiva e que o foco será fortalecer as políticas do ministério. Ela também abordou a necessidade de uma investigação adequada das acusações contra o ex-ministro, ressaltando a importância de garantir direitos às pessoas denunciantes e a proteção da privacidade e sigilo dos fatos envolvidos.
Evaristo comentou ainda as críticas recebidas pela pasta em relação à demora na retomada dos trabalhos de memória e reparação, como a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), retomada no fim de agosto. Ela afirmou que o direito à memória e à verdade é essencial para fortalecer a democracia e que sua administração se empenhará em avançar nesses aspectos sem olhar para trás.
*Com informações da Agência Brasil.









Deixe um comentário