A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quinta-feira (26/09/2024), a Operação Barganha, com o objetivo de combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos firmados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Bahia. As investigações indicam a existência de um esquema de pagamento de propinas a agentes públicos para beneficiar empresas investigadas em processos de licitação.
De acordo com as apurações, empresários e agentes públicos realizavam ajustes antes das licitações, determinando previamente as empresas vencedoras. Além do direcionamento dos processos licitatórios, foi constatado superfaturamento em diversos contratos, fraudes documentais, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Os contratos sob investigação envolvem valores que superam R$ 45 milhões, abrangendo áreas como saúde, educação e limpeza urbana. A atuação dos envolvidos resultou em desvios significativos de recursos públicos, prejudicando o erário e a qualidade dos serviços prestados à população.
No âmbito da operação, a Polícia Federal cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Além disso, foram decretadas a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos e a apreensão de valores suspeitos.
Os investigados serão processados por diversos crimes, entre eles fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Barganha recebeu esse nome em referência à troca ilícita de benefícios entre agentes públicos e empresários, que usavam contratos públicos como moeda de troca para enriquecimento ilícito.
*Com informações da Polícia Federal (PF)
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




