A primeira edição da Feira Social promovida pela Associação de Surdos de Feira de Santana (ASFS) será realizada neste sábado (28/09/2024), das 9h às 17h, na Loja Maçônica Estrela da Paz (Avenida Santo Antônio, 33 – Brasília), em Feira de Santana. O evento, que celebra o Setembro Surdo, contará com uma programação voltada para a inclusão de pessoas surdas e disponibilizará serviços nas áreas de saúde, assistência social, jurídica, cultura e beleza. A ação terá a colaboração de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir acessibilidade e promover o fortalecimento da inclusão.
Com o apoio de diversas instituições, incluindo a Universidade Salvador (UNIFACS), estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem estarão presentes para prestar orientações jurídicas e realizar procedimentos de aferição de pressão arterial e glicemia. Também haverá uma equipe de otorrinolaringologistas para a realização de avaliações médicas. Além dos serviços de saúde, o evento proporcionará palestras com representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, abordando temas como primeiros socorros, prevenção de incêndios e combate à violência contra a mulher.
A programação da feira inclui ainda oficinas culturais, como teatro, macramê e artes, além de aulões funcionais e workshops sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). Para fomentar a inclusão social, também será oferecido o cadastro para o Passe Livre interestadual, voltado para pessoas surdas.
De acordo com Auriceia Ester, organizadora do evento, a feira busca promover a acessibilidade e o respeito às particularidades linguísticas da comunidade surda.
“A falta de acessibilidade nos espaços públicos ainda é um grande desafio para a comunidade surda. Isso impacta diretamente em áreas como educação, segurança, saúde e oportunidades de trabalho. Nossa proposta é criar um espaço inclusivo que ajude a fortalecer o papel da língua de sinais na sociedade”, afirma Auriceia.
O evento se insere em um contexto de crescente demanda por ações de inclusão e conscientização das barreiras enfrentadas pela comunidade surda, especialmente em ambientes públicos e privados. Ao promover serviços essenciais e atividades culturais com acessibilidade, a feira reforça a importância de oferecer suporte adequado a esse público, especialmente em áreas como saúde, educação e segurança.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




