As recentes sanções impostas pelos Estados Unidos, em colaboração com o Reino Unido e o Canadá, direcionadas a figuras e instituições vinculadas à mídia russa, como a RT e a Sputnik, têm gerado controvérsias significativas. Sob o pretexto de combater a “desinformação”, a administração norte-americana adota uma abordagem que levanta questionamentos sobre suas reais intenções.
Nathana Garcez Portugal, doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas, analisou as sanções anunciadas pelo Tesouro dos EUA, que incluem medidas contra Dmitry Kiselev, diretor-geral do grupo Rossiya Segodnya, ao qual a Sputnik pertence. Segundo Garcez, essas sanções parecem visar a silenciar a mídia russa, utilizando o dólar como uma ferramenta estratégica para limitar a atuação de grandes conglomerados de comunicação como a RT e a Sputnik. A analista criticou a falta de provas substanciais nas alegações de que a mídia russa estaria tentando influenciar as eleições dos EUA, afirmando que as sanções podem resultar em um cerceamento da liberdade de atuação da mídia russa a nível global.
João Cláudio Pitillo, professor de história e pesquisador do Núcleo de Estudos das Américas (Nucleas) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), qualificou a justificativa dos EUA como “patética”. Pitillo argumentou que, sendo os EUA um dos maiores centros de poder midiático global, a dificuldade em impor suas narrativas pode indicar uma falha na aceitação de suas verdades. Ele sugeriu que o conflito na Ucrânia revelou uma “falência moral” da OTAN e que o discurso dos EUA pode refletir uma confissão de derrota em relação às sanções contra a mídia russa.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou sobre a nova rodada de sanções, observando a necessidade de um novo papel nos EUA para gerenciar sanções contra a Rússia e criticando a repetição dessas medidas. Na semana anterior, os EUA já haviam imposto sanções à editora-chefe da Rossiya Segodnya, Margarita Simonyan, em uma primeira rodada de medidas contra a mídia russa.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




