O Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos, realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2024, em Salvador, foi marcado pela participação de surdoatletas de diversos estados do país. A competição, organizada pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS), contou com a chancela da Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS). Durante o torneio, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) promoveu a distribuição de materiais informativos sobre os direitos das pessoas com deficiência, entre eles o ‘Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares’. Essa ação faz parte da campanha Setembro Verde, que destaca a luta das pessoas com deficiência.
A competição teve início no sábado, 14 de setembro, com jogos no Centro de Treinamento do Vitória, em Canabrava, e no Estádio de Pituaçu. A disputa final ocorreu no domingo, com temperatura elevada em Salvador, onde as equipes de Minas Gerais e Rio de Janeiro protagonizaram uma partida acirrada. Ao final, o Rio de Janeiro consagrou-se campeão, vencendo Minas Gerais por 2 a 0. O Distrito Federal ficou em terceiro lugar, com a participação também de equipes da Bahia, Maranhão e Goiás.
A cerimônia de premiação contou com a presença do superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef/SJDH), Alexandre Baroni, que entregou o troféu à equipe vencedora. Baroni enfatizou a importância da união e da resistência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Segundo ele, o torneio foi uma oportunidade para demonstrar que o esporte é um veículo de inclusão e superação, além de promover a conscientização sobre a importância do respeito aos direitos desse grupo.
O evento também reuniu outras autoridades, como o coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sidney Santos, e a presidente da CBDS, Diana Kyosen. Familiares e amigos dos atletas, bem como ativistas pelos direitos das pessoas com deficiência, também estiveram presentes.
A campanha Setembro Verde, da qual o torneio faz parte, tem seu ápice no dia 21 de setembro, data que marca o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Criada pela Lei 14.560/2023, a iniciativa envolve uma série de eventos e ações promovidos pelo Governo do Estado da Bahia, com o objetivo de defender e promover os direitos das pessoas com deficiência. A SJDH, em particular, tem se empenhado em ampliar a conscientização por meio da distribuição de materiais educativos, como o ‘Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares’, que visa fortalecer o conhecimento sobre os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




