Starlink decide bloquear acesso ao X no Brasil após ordem do STF

A Starlink, empresa de internet via satélite de propriedade de Elon Musk, informou na terça-feira (03/09/2024) que seguirá a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloquear o acesso à plataforma X no Brasil. A decisão ocorre após um período de resistência da empresa e é uma resposta às ordens judiciais referentes a questões de conformidade e sanções financeiras.

A empresa divulgou um comunicado em sua conta no X, no qual afirmou estar “fazendo de tudo” para manter a conexão dos brasileiros com a rede social, mas que irá acatar as ordens do STF. A decisão de bloquear o acesso à plataforma foi precedida por uma ordem de Moraes que determinou o bloqueio das contas bancárias da Starlink e a suspensão de suas transações financeiras no Brasil.

Na segunda-feira, a Starlink, que opera mais de 215 linhas de internet no Brasil, havia se recusado a cumprir a ordem judicial de suspender o acesso ao X para seus usuários. A resistência da empresa foi acompanhada de um processo legal no STF, no qual a Starlink argumentou contra a legalidade da ordem e solicitou a liberação de seus ativos congelados. No entanto, o STF decidiu manter a suspensão até que a empresa regularize sua situação, estabeleça um representante legal no país e pague multas que excedem R$ 18 milhões.

A medida de Moraes foi motivada pelo descumprimento de ordens judiciais anteriores pelo X, que pertence a Elon Musk, relacionadas à remoção de conteúdos da plataforma. A situação gerou uma escalada de tensões, especialmente após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ameaçar a subsidiária da SpaceX com a perda de sua licença de operação no Brasil, caso não seguisse a determinação judicial.

Na mesma data, a decisão de Moraes foi confirmada pela primeira turma do STF, composta por cinco ministros, que votaram a favor da manutenção da suspensão. A determinação estabelece que a Starlink deve atender às exigências legais antes de retomar suas operações e resolver as questões financeiras pendentes.

*Com informações da DW.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading