O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira (17/09/2024) a abertura de um inquérito para investigar as denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania. A decisão foi tomada após as acusações serem divulgadas pelo portal de notícias Metrópoles e confirmadas pela organização Me Too, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência.
O inquérito será conduzido pela Polícia Federal (PF) e tramitará no STF, dado que as denúncias se referem a eventos ocorridos durante o período em que Almeida ocupava o cargo de ministro. Mendonça considerou que, devido à natureza das acusações e ao momento em que ocorreram, a investigação deve ser realizada pela Corte.
As acusações contra Almeida foram reveladas publicamente em 5 de setembro pelo portal Metrópoles e incluem alegações de assédio sexual. A organização Me Too confirmou o recebimento de denúncias de mulheres que afirmam ter sido vítimas de assédio por Almeida, embora não tenha divulgado nomes ou detalhes adicionais. Entre as alegadas vítimas está Anielle Franco, atual ministra da Igualdade Racial.
Em resposta às acusações, Silvio Almeida divulgou uma nota repudiando as alegações, qualificando-as como “mentiras” e “ilações absurdas” destinadas a prejudicá-lo. Almeida afirmou que toda denúncia deve ser acompanhada de evidências e expressou sua tristeza com o desenrolar dos eventos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




