Ana Patrícia Dantas Leão, ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), lançou pré-candidatura à presidência da entidade para o pleito de novembro de 2024. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Leão apresentou críticas à gestão atual e sugeriu propostas com foco na defesa da advocacia. A pré-candidata afirmou que a presidência da OAB-BA teria se concentrado em interesses pessoais, como a tentativa de ingresso na magistratura, o que, segundo ela, prejudicou o atendimento aos advogados e advogadas em todo o estado.
Críticas à gestão atual
Ana Patrícia Leão afirmou que a presidência da OAB-BA, durante grande parte do mandato atual, estaria mais voltada à busca de uma vaga na magistratura do que à defesa dos interesses da advocacia. Segundo ela, essa postura enfraqueceu a instituição, resultando em descaso com a classe.
“Dois dos três anos de mandato foram integralmente dedicados a uma luta incessante para que a presidente ingressasse na magistratura”, destacou Leão, que considera essa atitude uma “traição à advocacia”.
De acordo com a pré-candidata, essa situação levou ao enfraquecimento da instituição e à precarização dos serviços prestados aos advogados, como o atendimento virtual e a falta de juízes nas comarcas.
“Nós passamos horas e horas em frente a um balcão virtual sem atendimento, comarcas sem juízes e outras com juízes que não atendem a advocacia”, criticou.
Para ela, o foco da presidência deveria ser o fortalecimento da classe, em vez de interesses pessoais.
Propostas para mudança
A pré-candidata defendeu um modelo de gestão que priorize as necessidades da advocacia e que busque soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos profissionais da área. Entre as suas propostas, Leão ressaltou a necessidade de reestruturar o atendimento nas comarcas, garantir maior presença de juízes e garantir a luta contra a prática de prolação de sentenças de extinção de processos sem resolução de mérito. Para ela, o fortalecimento da advocacia deve ser a principal diretriz da nova gestão da OAB-BA, a ser eleita em novembro de 2024.
“Em novembro, todos nós teremos a oportunidade de eleger um grupo que tem a advocacia como prioridade e que não se sinta deslumbrado com a possibilidade de ingressar na magistratura”, afirmou Ana Patrícia Leão.
Segundo a pré-candidata, é urgente a mudança de direção na OAB-BA para garantir que a instituição volte a atender as demandas da classe e a cumprir seu papel de defender os advogados e advogadas.
Eleição em novembro
A eleição para a presidência da OAB-BA está marcada para 19 novembro de 2024. Ana Patrícia Leão busca consolidar sua candidatura com a promessa de uma gestão focada nos interesses da advocacia. Em seus discursos, ela reforça a importância de uma OAB que tenha como prioridade a valorização da classe e o combate ao que classifica como descaso da atual gestão. Ela tem como principal adversária a atual presidente da OAB Bahia, a advogada tributarista Daniela Borges.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




