O bloco BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou a intenção de convidar 13 países para participarem da organização na condição de membros associados. Os países identificados são Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda. Esta decisão foi confirmada por fontes da Agência Brasil, embora os nomes dos países convidados ainda não tenham sido divulgados oficialmente.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou a necessidade de confirmação do interesse dos governos em aderir ao bloco.
“Enviaremos um convite e uma proposta aos futuros países parceiros para participarem do nosso trabalho nessa qualidade [de parceiros associados]. Ao recebermos uma resposta positiva, anunciaremos quem está na lista. Seria simplesmente inapropriado fazer isto agora, antes de recebermos uma resposta, embora todos esses países praticamente tenham feito solicitações uma vez ou outra”, afirmou Putin.
A 16ª cúpula do BRICS, que se encerrou nesta quinta-feira em Kazan, abordou, entre outros temas, os critérios que determinarão quais países podem ser convidados a se juntar ao bloco na nova categoria de membros associados. De acordo com informações preliminares, mais de 30 nações expressaram interesse em integrar o BRICS.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que houve consenso em relação aos princípios que guiarão a ampliação do bloco. No entanto, a divulgação dos nomes ainda depende de consultas que a Rússia realizará junto aos países que atenderam aos critérios definidos.
“Foi discutido e foi aprovado, e houve consenso sobre os princípios e critérios que guiarão essa ampliação. Quanto à lista de países, será decidido daqui para a frente, e a presidência russa fará consultas depois de chegar a uma lista de países”, explicou Vieira em coletiva de imprensa.
A diplomacia brasileira tem ressaltado a importância de um equilíbrio geográfico na representação dos membros associados, enfatizando que a América Latina deve ter uma participação proporcional à de outros continentes. Os membros plenos do BRICS incluem, além dos cinco fundadores, os recém-incorporados Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito. A Arábia Saudita, que também foi convidada para se tornar membro pleno, ainda não formalizou sua aceitação do convite, mas participa ativamente das reuniões do bloco.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




