Na noite desta quinta-feira (17/10/2024), a cidade de Feira de Santana homenageou a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, concedendo-lhe o título de cidadã feirense. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e foi conduzida pela vereadora Eremita Mota, Presidente da Casa. O título foi proposto pelo vereador Sílvio Dias e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
Feira de Santana, conhecida como a “Princesa do Sertão”, acolheu a magistrada em uma noite que reuniu importantes figuras do cenário político e jurídico baiano. O Prefeito Colbert Martins esteve presente, assim como diversos desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça da Bahia, além de familiares e amigos da homenageada. Entre os presentes, destacaram-se o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank, e os Desembargadores Nágila Brito, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Jatahy Júnior, Mário Albiani Júnior, Maria de Fátima Silva Carvalho, Antonio Adonias, e Marielza Brandão Franco.
Em seu discurso, a Desembargadora Cynthia Resende ressaltou a importância da homenagem, descrevendo-a como um incentivo para continuar seu trabalho em prol da justiça e da cidadania. “Essa importante homenagem fornece para mim um potente e necessário combustível incentivador para o fortalecimento do caminho e da dura, mas valiosa caminhada diária de trabalho pela garantia da entrega efetiva da justiça como instrumento de cidadania e do pleno resguardo do Estado democrático de direito”, afirmou.
A magistrada também dedicou a honraria ao seu esposo, José Carlos Araújo, que viveu em Feira de Santana durante parte de sua juventude. Ele chegou à cidade com três anos de idade e permaneceu até os 18. O vereador Sílvio Dias, autor da proposta do título, destacou a trajetória da Presidente do TJBA e sua contribuição para a sociedade, referindo-se a ela como uma “mulher de conduta ilibada, uma inspiração para toda a sociedade feirense”.
O evento contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário baiano, incluindo secretários e assessores do TJBA. Entre eles, Gustavo Teles, Juiz Assessor da Presidência para Assuntos Institucionais; Raimundo Nonato, Juiz; Pedro Vieira, Secretário-Geral da Presidência; e Thais Fellipi Pimentel, Diretora de Primeiro Grau.
Perfil da Homenageada
Natural de Aracaju (SE), Cynthia Maria Pina Resende é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador e ingressou na magistratura baiana em 1984, após ser aprovada em concurso público. A carreira da Desembargadora é marcada por passagens em diversas comarcas do interior baiano, como Brejões e Ipirá, além de Salvador, onde exerceu funções de destaque nos Juizados Especiais e nas Varas de Defesa do Consumidor.
Promovida para o 2º Grau em 2010, a magistrada integrou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por dois mandatos e, no biênio 2016-2018, foi Corregedora das Comarcas do Interior. Entre suas contribuições recentes à Justiça baiana, estão a coordenação do projeto Linguagem Simples e a instalação de Salas Passivas nas comarcas do estado. Em novembro de 2023, Cynthia Resende foi eleita Presidente do TJBA para o biênio 2024-2026, cargo que ocupa desde fevereiro de 2024.
Além de sua atuação no Judiciário, a Desembargadora assumiu interinamente o Governo do Estado da Bahia em maio de 2024, tornando-se a terceira mulher a ocupar o cargo, ainda que temporariamente, durante o afastamento do Governador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




