O candidato JHC, do PL, foi reeleito prefeito de Maceió, obtendo 83,25% dos votos válidos nas eleições municipais. Rafael Brito, do MDB, ficou em segundo lugar, com 12,74% dos votos válidos. A apuração foi concluída com 100% das urnas contabilizadas.
João Henrique Holanda Caldas, conhecido como JHC, já ocupava o cargo de prefeito e fez campanha sob a bandeira da continuidade do projeto iniciado em sua primeira gestão, o qual, segundo suas declarações, “resgatou o orgulho do maceioense pela cidade”. JHC renunciou ao mandato de deputado federal em 2020 para assumir a prefeitura, tendo sido eleito na época pelo PSB, ao derrotar o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça, do MDB.
O novo vice-prefeito é o senador Rodrigo Cunha, do Podemos. JHC possui no currículo dois mandatos como deputado federal e um na Assembleia Legislativa de Alagoas. Em 2022, ele trocou o PSB pelo PL, formalizando sua adesão ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro. A mudança de legenda foi justificada por JHC com a relação dos projetos realizados em Maceió pelo governo federal. Na ocasião da troca, o PSB, partido do qual JHC se desvinculou, apoiava a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a campanha de 2024, JHC demonstrou amplo favoritismo em relação aos principais adversários, o deputado federal Rafael Brito, do PMDB, e o ex-deputado e ex-vereador Lobão, do Solidariedade. Notoriamente, JHC não compareceu ao último debate eleitoral do primeiro turno, promovido pela TV Gazeta de Alagoas, em que Lobão e Brito se absteram de críticas mútuas, resultando em um debate morno.
Nascido em 1987, JHC é casado e formado em direito. Seguindo a trajetória política do pai, que também foi deputado federal, vereador e prefeito de Ibateguara, JHC é evangélico e membro da Igreja Internacional da Graça de Deus.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




