A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu início, nesta quarta-feira (16/10/2024), aos testes operacionais da nova adutora do sistema integrado de abastecimento de água que atende Feira de Santana e municípios vizinhos. Para viabilizar essa etapa, a companhia precisou reduzir temporariamente o volume e a pressão de água distribuída nas cidades de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis, a partir das 6h. Apesar da redução, o fornecimento não será interrompido, mas moradores de áreas mais altas e distantes dos reservatórios poderão sentir impactos mais significativos.
Com 1.400 mm de diâmetro, a nova adutora foi instalada ao longo da BA-502, e sua função é aduzir água da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada em Conceição da Feira até os municípios abastecidos. O gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto, explicou que o objetivo dos testes é verificar possíveis vazamentos ao longo da tubulação. “Este é o primeiro de vários testes que serão realizados para assegurar o pleno funcionamento da nova adutora”, declarou.
A ampliação do sistema de abastecimento é uma das etapas finais de um projeto maior que visa reforçar a produção de água para a região de Feira de Santana, especialmente em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas. “Com a conclusão dos testes, será possível aumentar em 10% o volume de água distribuída ainda neste verão”, informou Bezerra Neto. A expectativa é que o teste desta quarta-feira seja concluído até às 16h, quando o fornecimento começará a ser normalizado gradualmente.
A Embasa orientou os moradores a armazenar água e a utilizá-la de forma econômica, adiando usos não essenciais até que o abastecimento seja completamente restabelecido.
Ampliação do Sistema
O projeto de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Feira de Santana inclui a nova adutora, além do aumento da captação de água na barragem de Pedra do Cavalo e a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Conceição da Feira. Com esses investimentos, que ultrapassam R$ 111 milhões, a produção de água tratada na ETA será ampliada em 50%, chegando a 2.250 litros por segundo. Esse acréscimo visa garantir maior segurança operacional ao sistema, que abastece uma das regiões mais populosas do estado da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




