A 5ª edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) ocorrerá entre os dias 23 e 26 de outubro de 2024, tendo como tema “O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares – Viva Canudos!”. O evento homenageará o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, reconhecido por suas contribuições à literatura brasileira, e buscará destacar as histórias e tradições que moldaram a história de Canudos e do Brasil. A programação da Flican será composta por uma variedade de atividades que incluem debates com autores, oficinas de arte, apresentações musicais, mostras de filmes, exposições e encenações teatrais.
O curador da Flican, professor Luiz Paulo Neiva, ressaltou a importância do evento, afirmando que “mais uma vez, esse grande encontro literário reafirma o papel de Canudos como berço cultural, oferecendo uma oportunidade para que o sertão continue a se expressar por meio da arte e da palavra”. Este evento proporciona um espaço para a troca de experiências e a reflexão sobre a literatura e a cultura brasileira.
A Flican é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos. As atividades da feira serão realizadas no Campus Avançado de Canudos e em pontos históricos da cidade, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o IPMC.
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu no município de Itaparica em 23 de janeiro de 1941. Nos primeiros meses de vida até cerca de onze anos, viveu em Sergipe, onde seu pai atuava como professor e político. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, nunca exerceu a profissão. Na área de jornalismo, trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista de jornais na Bahia, no Brasil e no exterior.
Os primeiros trabalhos literários de João Ubaldo foram publicados em coletâneas, como “Reunião” e “Panorama do Conto Baiano”. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro livro, “Setembro não Tem Sentido”, seguido de “Sargento Getúlio”, publicado em 1971, que se tornou um marco do moderno romance brasileiro. Ao longo de sua carreira, João Ubaldo Ribeiro conquistou importantes prêmios, incluindo o Jabuti, em 1972 e 1984, e o Camões, em 2008. O escritor faleceu no dia 18 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, aos 73 anos, deixando um legado significativo para a literatura nacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




