As autoridades finalizaram os preparativos para a Operação Eleições no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, visando o 2º turno das eleições de 2024. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (24), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram discutidos os últimos detalhes da ação conjunta que envolve a SSP, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, além dos Ministérios Públicos Eleitoral e Estadual.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o compromisso das forças de segurança em garantir um processo eleitoral seguro e democrático.
“As forças de segurança e o TRE atuaram de forma integrada no 1º turno em toda a Bahia, e, nesta reunião, reafirmamos o compromisso de assegurar a democracia e o livre exercício da cidadania no 2º turno, em Camaçari”, afirmou Werner.
A operação contará com a mobilização de 1.463 agentes das Polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros. As equipes serão responsáveis pela escolta e guarda das urnas eletrônicas, patrulhamento nas zonas eleitorais e monitoramento de possíveis irregularidades, como compra de votos, transporte ilegal de eleitores, propaganda eleitoral irregular e ameaças relacionadas ao pleito.
Monitoramento e controle integrado
Durante o período de votação, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP estará em funcionamento ininterrupto por 72 horas, de 26 a 28 de outubro, com o objetivo de monitorar e coordenar as ações de segurança. Cerca de 40 instituições estaduais, federais e municipais, bem como concessionárias de serviços, estarão presentes no CICC, atuando de forma integrada para garantir uma rápida resposta a qualquer situação que possa comprometer a segurança do pleito.
Para reforçar as ações preventivas, o sistema contará com aproximadamente 100 câmeras de vigilância, algumas equipadas com tecnologias de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, que auxiliarão nas operações ostensivas e de inteligência. Além disso, duas Plataformas de Observação Elevada (POE) serão utilizadas em locais estratégicos de Camaçari para aprimorar o monitoramento do fluxo de pessoas e veículos, aumentando a capacidade de prevenção a eventuais incidentes.
Coordenação e Integração das Forças de Segurança
A reunião no COI também serviu para alinhar as estratégias de atuação integrada entre as forças de segurança e demais órgãos envolvidos. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal atuarão de forma conjunta com as forças estaduais, focando em ações de inteligência que busquem identificar e coibir práticas ilícitas antes e durante o dia da eleição. O objetivo é assegurar um ambiente de segurança para que os eleitores possam exercer seu direito de voto livremente.
Marcelo Werner reiterou a importância da colaboração entre as diferentes esferas de governo e órgãos de segurança. A coordenação entre as instituições é vista como fundamental para o sucesso da operação, garantindo que possíveis ameaças à integridade do processo eleitoral sejam rapidamente identificadas e neutralizadas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




