Neste domingo (27/10/2024), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve em Camaçari, única cidade do estado com eleições em segundo turno, para acompanhar de perto a atuação das forças de segurança pública e garantir a ordem durante o pleito. A estimativa da Justiça Eleitoral prevê que aproximadamente 180 mil eleitores compareçam às urnas nesta data, representando um momento importante de exercício democrático na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Durante a visita, Rodrigues enfatizou a relevância do compromisso cívico para o fortalecimento da democracia e a necessidade de uma gestão comprometida com o desenvolvimento social. “Nossa esperança é ter uma prefeitura que cuide das pessoas: mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência, autistas e desempregados. Queremos uma gestão que seja nossa parceira”, declarou. Para o governador, o momento eleitoral vai além da escolha dos governantes, envolvendo a possibilidade de impulsionar ações de parceria entre o governo estadual e a administração municipal, visando à qualidade de vida e inclusão social da população.
A operação de segurança em Camaçari mobilizou 1.463 agentes, entre policiais e bombeiros, que, desde a manhã do sábado, 26, integram uma série de ações preventivas e de vigilância na cidade. A estrutura de monitoramento conta com o suporte do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em operação conjunta com mais de 40 órgãos federais, estaduais, municipais e concessionárias. Este sistema integrado permite a centralização de informações e facilita a tomada de decisões em tempo real, reforçando a segurança nos pontos de votação e em áreas de grande circulação.
Além dos agentes, o município recebeu um reforço tecnológico com a instalação de 63 câmeras de monitoramento em locais estratégicos, incluindo câmeras de reconhecimento facial, o que viabiliza a identificação de pessoas com mandados de prisão ativos e amplia a capacidade de resposta das forças de segurança em casos de incidentes. Para complementar a segurança, 182 viaturas realizam o policiamento nas principais regiões do município, monitorando o tráfego e garantindo a ordem em locais de votação.
As ações de segurança para o segundo turno contaram com um investimento de R$ 300 mil da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), reforçando o compromisso do estado com a segurança do processo eleitoral. Até a segunda-feira, 28, o CICC continuará monitorando a situação em Camaçari, garantindo uma transição segura e organizada ao longo do processo de apuração dos votos e a estabilidade da ordem pública.










Deixe um comentário