Histórias exportadoras: Trajetória da perfumaria brasileira Lenvie Parfums em expansão internacional

A Lenvie Parfums, especializada em fragrâncias, está presente em 22 lojas no Chile e Uruguai e projeta expansão no México.
A Lenvie Parfums, especializada em fragrâncias, está presente em 22 lojas no Chile e Uruguai e projeta expansão no México.

A Lenvie Parfums foi fundada há 12 anos com o objetivo de desenvolver fragrâncias exclusivas para ambientes e cuidados pessoais. O fundador da empresa, Fábio Ottaiano, afirma que a busca por uma identidade própria foi essencial para o crescimento do negócio. Ele declara que “somos focados no desenvolvimento de fragrâncias que sejam diferentes. Todo esse tempo foi uma caminhada para construirmos a marca, a ideia e estruturar melhor todos os processos.” Desde sua criação, a empresa aumentou seu portfólio de 15 para 300 produtos.

Os itens oferecidos pela Lenvie incluem difusores, óleos, velas, hidratantes, perfumes e sabonetes. Ottaiano, formado em relações internacionais, expressa que desde o início de sua trajetória empresarial, a intenção era direcionar a marca para o mercado externo, mas a consolidação no mercado nacional foi priorizada. Atualmente, a Lenvie possui cerca de 1.300 pontos de venda no Brasil.

A busca pela internacionalização teve início oito anos após a fundação da empresa. Ottaiano procurou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para orientações sobre como atrair compradores internacionais. Ele participou do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que o auxiliou na definição das estratégias de internacionalização. O empresário destaca que “fiz mais ou menos um ano de curso e, nesse processo, a gente entende o momento da empresa, quais são os produtos, define também o foco, o porquê para exportar.”

Com o apoio da Apex, Ottaiano optou por iniciar a expansão internacional priorizando mercados como Chile, Uruguai e México. O empresário observa a importância de um diagnóstico sobre a organização da empresa para a venda em novos mercados, incluindo pesquisas sobre custos e preços competitivos. Após quase dois anos de preparação, a Lenvie começou a exportar para o Uruguai e, posteriormente, para o Chile. Para 2024, a empresa planeja entrar no mercado mexicano, onde já está prevista a distribuição em 26 lojas.

O programa Peiex tem o objetivo de capacitar representantes de empresas de todos os portes a entenderem o mercado internacional e ajustarem seus modelos de negócios para a exportação. Desde 2021, o programa capacitou mais de cinco mil empresas, resultando em 827 exportações que geraram um faturamento de US$ 3,16 bilhões.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.