A Lenvie Parfums foi fundada há 12 anos com o objetivo de desenvolver fragrâncias exclusivas para ambientes e cuidados pessoais. O fundador da empresa, Fábio Ottaiano, afirma que a busca por uma identidade própria foi essencial para o crescimento do negócio. Ele declara que “somos focados no desenvolvimento de fragrâncias que sejam diferentes. Todo esse tempo foi uma caminhada para construirmos a marca, a ideia e estruturar melhor todos os processos.” Desde sua criação, a empresa aumentou seu portfólio de 15 para 300 produtos.
Os itens oferecidos pela Lenvie incluem difusores, óleos, velas, hidratantes, perfumes e sabonetes. Ottaiano, formado em relações internacionais, expressa que desde o início de sua trajetória empresarial, a intenção era direcionar a marca para o mercado externo, mas a consolidação no mercado nacional foi priorizada. Atualmente, a Lenvie possui cerca de 1.300 pontos de venda no Brasil.
A busca pela internacionalização teve início oito anos após a fundação da empresa. Ottaiano procurou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para orientações sobre como atrair compradores internacionais. Ele participou do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que o auxiliou na definição das estratégias de internacionalização. O empresário destaca que “fiz mais ou menos um ano de curso e, nesse processo, a gente entende o momento da empresa, quais são os produtos, define também o foco, o porquê para exportar.”
Com o apoio da Apex, Ottaiano optou por iniciar a expansão internacional priorizando mercados como Chile, Uruguai e México. O empresário observa a importância de um diagnóstico sobre a organização da empresa para a venda em novos mercados, incluindo pesquisas sobre custos e preços competitivos. Após quase dois anos de preparação, a Lenvie começou a exportar para o Uruguai e, posteriormente, para o Chile. Para 2024, a empresa planeja entrar no mercado mexicano, onde já está prevista a distribuição em 26 lojas.
O programa Peiex tem o objetivo de capacitar representantes de empresas de todos os portes a entenderem o mercado internacional e ajustarem seus modelos de negócios para a exportação. Desde 2021, o programa capacitou mais de cinco mil empresas, resultando em 827 exportações que geraram um faturamento de US$ 3,16 bilhões.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




