A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência, Kamala Harris, designou o Irã como o maior rival do país durante uma entrevista à CBS News. Ela enfatizou a necessidade de os Estados Unidos vencerem a competição com a China sem recorrer a conflitos armados. Harris ressaltou que a prioridade deve ser a proteção dos interesses empresariais norte-americanos e o apoio a Taiwan em sua defesa.
“Precisamos vencer a competição do século XXI com a China, precisamos ser capazes de competir e vencer. Não devemos buscar o conflito”, declarou.
Em relação ao Irã, Harris afirmou que o país tem “sangue americano em suas mãos” e expressou que, caso vença as eleições presidenciais de 5 de novembro, sua principal meta será evitar que o Irã desenvolva armas nucleares. Em tópicos relacionados à Ucrânia, a vice-presidente enfatizou que a Ucrânia deve ter voz em seu futuro, o qual deve ser negociado em conformidade com a Carta das Nações Unidas. Quando questionada sobre a possibilidade de um encontro bilateral com o presidente russo Vladimir Putin para discutir a situação da Ucrânia, ela afirmou que isso não deve ocorrer sem a participação da Ucrânia.
Harris também mencionou que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) será decidida “se e quando” o momento apropriado chegar. Por outro lado, o ex-presidente Donald Trump, rival de Harris nas eleições, criticou a administração atual por sua recusa em dialogar com a Rússia. Trump declarou sua disposição para se reunir com Putin, afirmando que conseguiria resolver o conflito na Ucrânia antes mesmo de assumir a presidência.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




