O que disse o prefeito Colbert Martins e a secretária Anaci Paim sobre os quatro anos de gestão na educação municipal de Feira de Santana

Governo Colbert Martins apresenta síntese de quatro anos de gestão na educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins e equipe da Secretaria de Educação de Feira de Santana detalham avanços e desafios da gestão educacional em videoconferência, abordando questões sobre infraestrutura, inclusão e políticas educacionais.

Nesta segunda-feira (30/10/2024), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), acompanhado da secretária municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, e de membros da equipe da Secretaria de Educação, conduziu uma videoconferência para apresentar o balanço dos quatro anos de gestão na área educacional. Durante a sessão, foram abordados os principais investimentos em infraestrutura, os avanços na educação inclusiva, a ampliação dos programas de tempo integral e as iniciativas voltadas à melhoria dos indicadores de qualidade do ensino. Representantes da imprensa participaram enviando questionamentos. O Jornal Grande Bahia (JGB), por meio de seu diretor e editor Carlos Augusto, apresentou dados relevantes e levantou questões sobre os desafios e resultados alcançados na educação municipal.

Investimentos em infraestrutura escolar

Um dos principais focos da gestão foi a melhoria da infraestrutura das unidades escolares. O prefeito Colbert Martins destacou que, até o final de sua administração, mais de 70 escolas terão sido construídas ou reformadas. Além disso, 21 novas quadras de esporte foram inauguradas, ampliando as atividades físicas nas instituições de ensino. Uma grande obra, ainda em fase de conclusão, é o novo prédio da Secretaria de Educação, com sete andares e instalações modernas para a formação continuada de professores, que inclui um auditório com capacidade para 1.200 pessoas.

De acordo com Anaci Bispo Paim, os investimentos na infraestrutura escolar não apenas ampliaram o número de vagas, mas também melhoraram o ambiente pedagógico. Foram construídas ou reformadas escolas com o objetivo de atender às demandas das comunidades, proporcionando mais conforto e segurança para os alunos. A secretária ressaltou a construção de escolas com projetos arquitetônicos que contemplam não apenas a ação pedagógica, mas também espaços para o desenvolvimento esportivo e cultural.

Educação em tempo integral

A gestão Colbert Martins também promoveu a expansão da educação em tempo integral, que atualmente atende cerca de 3.394 alunos em 37 escolas municipais, abrangendo desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Esse modelo de ensino foi implementado para promover o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes, oferecendo um ambiente seguro para que as famílias possam contar com a escola ao longo de todo o dia.

Inclusão escolar e educação especial

Outro aspecto de destaque na gestão foi a ampliação da educação inclusiva. O Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva foi criado para atender estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem. O centro oferece serviços como ensino de braille e libras, oficinas de música, artes e esportes, além de atividades voltadas ao desenvolvimento motor e psicopedagógico.

Atualmente, o centro atende 655 estudantes, mas o impacto da inclusão vai além, com 2.590 alunos acompanhados em 128 salas de recursos multifuncionais espalhadas pelas escolas do município. Essa expansão foi significativa, considerando que, em 2021, o município contava com apenas 41 salas de recursos.

Melhoria da merenda escolar

A alimentação escolar também passou por melhorias significativas ao longo da gestão. Em 2024, a prefeitura adotou um novo modelo de gestão terceirizada para o fornecimento de refeições. Esse sistema garantiu uma alimentação mais variada e nutritiva, incluindo a introdução do desjejum para estudantes de tempo parcial e três refeições para os alunos em tempo integral. Até agosto de 2024, mais de 11 milhões de refeições foram servidas nas escolas municipais.

Programa Jovem Aprendiz Feirense

A qualificação profissional também foi alvo de investimento da gestão. O programa Jovem Aprendiz Feirense, iniciado em 2023, oferece formação e inserção no mercado de trabalho para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, o programa beneficia 600 jovens, que recebem uma bolsa mensal e devem manter a frequência escolar para permanecer no programa. O objetivo é contribuir para a redução da evasão escolar e garantir uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

Perguntas formuladas pelo Jornal Grande Bahia

Durante a apresentação dos dados relativos à educação municipal de Feira de Santana, cobrindo o período de 2021 a outubro de 2024, o jornalista e cientista social Carlos Augusto, editor do Jornal Grande Bahia (JGB), encaminhou à assessoria de imprensa do governo municipal uma série de questionamentos e dados pertinentes. Seu objetivo foi promover uma análise mais aprofundada dos resultados alcançados e dos desafios enfrentados pela gestão no setor educacional, buscando esclarecer aspectos críticos e contribuir para o debate sobre a evolução das políticas públicas na área.

  1. Impacto das Greves na Educação:
    Secretária Anaci Paim, como a senhora avalia o impacto das greves e paralisações dos professores da rede municipal de Feira de Santana na dinâmica do ensino público? Considerando que o calendário escolar é anualizado, como a senhora justifica a interrupção das aulas em relação ao direito à educação contínua e ininterrupta?
  2. Matrículas e Aprendizagem:
    Em fevereiro de 2024, a rede municipal de Feira de Santana registrou 52.160 estudantes matriculados, incluindo 14.292 novas matrículas. Como esses dados refletem na qualidade da aprendizagem e quais ações estão sendo implementadas para garantir um ambiente educacional eficaz?
  3. Desempenho no Ensino Fundamental e Médio:
    Em 2021, apenas 24,3% dos alunos da rede pública na Bahia concluíram o Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, e 20,8% no Ensino Médio. Com a atual média de 4,4 para os anos iniciais e 3,5 para os anos finais no IDEB, como a senhora avalia esses números? Quais fatores podem estar contribuindo para a queda no rendimento dos alunos nos anos finais?
  4. Taxa de Rendimento e Abandono Escolar:
    Dados de 2022 do INEP indicam que a Rede Municipal de Educação de Feira de Santana apresentou uma taxa de 4,4% de abandono e 20,9% de reprovação. Qual é a análise da secretária Anaci Paim sobre esses dados e que medidas podem ser adotadas para reduzir essas taxas?
  5. Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb):
    O Ioeb aponta que Feira de Santana possui uma média de 4, enquanto a Bahia é de 4,6 e o Brasil de 5,1. Como o prefeito Colbert Martins interpreta esses resultados e quais implicações eles têm para a administração municipal e a formulação de políticas educacionais?
  6. Gestão de Recursos e Demanda Educacional por Bairros:a. Quais bairros possuem o maior número de alunos em idade escolar atendidos pela rede municipal?
    O levantamento de dados sobre a distribuição dos alunos é essencial para entender a demanda educacional em cada região. Com base nesses dados, é possível identificar os bairros que concentram o maior número de estudantes em idade escolar, permitindo uma alocação mais eficaz dos recursos.b. A Secretaria consegue identificar os bairros que necessitam de mais atenção cruzando os dados de número de alunos com o perfil de renda?
    Ao cruzar o número de alunos em idade escolar com indicadores socioeconômicos, como o perfil de renda, a Secretaria pode identificar as áreas que demandam maior atenção. Bairros com maior concentração de alunos e baixos níveis de renda podem requerer políticas específicas, como o aumento da oferta de vagas, melhoria da infraestrutura escolar ou reforço no acompanhamento pedagógico.

    c. Foi realizado algum estudo para redimensionar e redistribuir as unidades escolares com base em dados estatísticos como demanda, deficiência educacional e renda?
    O planejamento da rede de ensino, com base em dados estatísticos que consideram a demanda por vagas, a qualidade do ensino e a renda das famílias, é uma prática essencial para garantir a eficiência no uso dos recursos públicos. Um estudo detalhado nesse sentido permite a redistribuição das unidades escolares de forma a atender melhor as áreas mais carentes e melhorar os indicadores educacionais.

Explicação sobre o Ioeb:

O Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) avalia as oportunidades educacionais em diferentes regiões do Brasil. Calculado pela Roda Educativa, o Ioeb combina dados de resultados educacionais e insumos essenciais para a qualidade do ensino, como a formação dos docentes e a duração da jornada escolar.

  • Distribuição de Municípios: O Ioeb utiliza gráficos para mostrar a distribuição das notas entre os municípios, com barras laranja indicando o intervalo total e barras amarelas mostrando onde se concentram a maioria das notas.
  • Quadrantes de Desenvolvimento:
    • Otimizado: Alto nível de oportunidades e boa evolução.
    • Em Desenvolvimento: Baixo nível de oportunidades, mas com melhoria.
    • Atenção: Alto nível de oportunidades, mas com piora.
    • Crítico: Baixo nível de oportunidades e deterioração.

Compreender o Ioeb é fundamental para identificar áreas que necessitam de intervenção para melhorar a educação no Brasil.

Principais dados da gestão educacional municipal de Feira de Santana de 2021 a outubro de 2024

1. Infraestrutura escolar:

  • 70 escolas construídas ou reformadas.
  • 21 novas quadras de esporte.
  • Novo prédio da Secretaria de Educação em construção, com sete andares e centro de formação continuada de professores.

2. Educação em tempo integral:

  • 37 escolas atendem 3.394 alunos em tempo integral.
  • Modelo de ensino que abrange da educação infantil ao ensino fundamental.

3. Educação inclusiva:

  • 655 estudantes atendidos pelo Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva.
  • 2.590 alunos acompanhados em 128 salas de recursos multifuncionais.
  • Ensino de braille e libras, além de oficinas de música, esportes e artes.

4. Alimentação escolar:

  • Novo modelo de gestão terceirizada para fornecimento de refeições.
  • Inclusão de desjejum e três refeições diárias para alunos de tempo integral.
  • 11 milhões de refeições servidas até agosto de 2024.

5. Transporte escolar:

  • Frota de 163 veículos.
  • 14 mil alunos transportados, sendo 4 mil da rede estadual.

6. Fardamento escolar:

  • Investimento de R$ 6,37 milhões de 2021 a 2024.
  • Dois conjuntos de fardamento por aluno, com a inclusão de uma terceira peça em 2024.
  • Mochilas e kits de material escolar distribuídos para educação infantil e fundamental.

7. Programa Jovem Aprendiz Feirense:

  • 600 jovens beneficiados.
  • Bolsa de R$ 872 por aluno.
  • Frequência escolar é requisito para permanência no programa.

Confira vídeo


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