Na segunda-feira (21/10/2024), o ouro atingiu um valor histórico, sendo cotado a US$ 2.732,45 (equivalente a R$ 15.611,85) por onça troy no início do pregão em Londres, o que representa um aumento de 0,4% em relação ao dia anterior e um ganho de 40% comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento no preço do metal precioso está associado a tensões geopolíticas, especialmente a guerra no Oriente Médio, além de incertezas em relação à próxima eleição presidencial nos Estados Unidos.
Conforme reportado pelo Financial Times, a atual situação no Oriente Médio e as incertezas políticas nos Estados Unidos geraram um aumento na demanda por ouro, que é frequentemente considerado um ativo de refúgio em tempos de crise. Ademais, as expectativas sobre novos cortes nas taxas de juros, com a próxima reunião da Reserva Federal dos EUA (Fed) programada para os dias 6 e 7 de novembro, também têm contribuído para a alta dos preços. Historicamente, a queda nas taxas de juros beneficia o ouro, uma vez que o metal não rende juros.
Embora a demanda física por ouro tenha enfrentado desafios devido aos altos preços, especialmente no principal mercado da China, a aquisição por bancos centrais tem aumentado. Este movimento é motivado pelo desejo de diversificação das reservas e pela busca por alternativas ao dólar americano. Os países que fazem parte do BRICS detêm mais de 20% das reservas globais de ouro, conforme estimativa divulgada pela Sputnik.
Além disso, os investidores do Ocidente têm direcionado seus recursos para o ouro desde o verão do Hemisfério Norte, resultando em cinco meses consecutivos de entradas em fundos negociados em bolsa que são lastreados em ouro, entre os meses de maio e setembro. A instabilidade política e a incerteza fiscal relacionadas ao resultado das eleições presidenciais nos EUA também impactaram significativamente os preços da prata, que atingiu um pico de quase 12 anos, dada sua aplicação em eletrônicos e células fotovoltaicas.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




