Presidente Lula sanciona lei que reconhece a Festa do Sairé como Manifestação Cultural Nacional

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.997, de 2024, que reconhece a Festa do Sairé como manifestação cultural brasileira. O reconhecimento ocorreu em 16 de outubro, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU). A legislação teve origem no Projeto de Lei 1.765/2024, apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado José Priante (PMDB-PA). A proposta foi aprovada no Senado, com relatório favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

No parecer, o senador Marinho destacou que a Festa do Sairé é um evento de relevância cultural, além de atuar como um motor econômico e social para a região. Ele ressaltou que a festa, ao preservar tradições e estimular o turismo, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento econômico local. Essa contribuição é evidenciada pela geração de empregos diretos e indiretos em Alter do Chão e Santarém, refletindo positivamente em todo o Oeste do Pará.

A Festa do Sairé tem suas origens no século 17. Inicialmente, o evento começou como um ritual indígena, que foi adaptado pelos jesuítas com o intuito de facilitar a catequização. Ao longo do tempo, a festa incorporou elementos das culturas africanas e dos caboclos, refletindo a diversidade cultural da região amazônica.

Realizada anualmente em setembro, a Festa do Sairé combina aspectos religiosos e culturais. O componente religioso é evidenciado por procissões, missas e outras atividades católicas que atraem a participação de centenas de fiéis. Por outro lado, o componente cultural é representado pelo Festival dos Botos, que envolve uma disputa entre os grupos Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa. Essa competição encena a lenda amazônica do boto, um golfinho de água doce que, segundo a tradição, se transforma em um jovem sedutor.

O reconhecimento da Festa do Sairé pela legislação nacional não apenas reforça a identidade cultural brasileira, mas também enfatiza a importância da preservação das tradições e a promoção do turismo sustentável. O evento, que integra a rica tapeçaria cultural do Brasil, deve continuar a receber apoio para garantir sua realização e o fortalecimento das comunidades locais que dele dependem.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading