Trens do VLT de Salvador e RMS iniciam transporte para procedimentos na fábrica em São Paulo

Trens adquiridos pelo Governo da Bahia passam por manutenção técnica e operacional antes de chegar à capital baiana.
Trens adquiridos pelo Governo da Bahia passam por manutenção técnica e operacional antes de chegar à capital baiana.

Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS), adquiridos pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, iniciaram o transporte nesta terça-feira (15/10/2024) para a sede da CAF, empresa fabricante localizada em Hortolândia, São Paulo. No local, os trens passarão por procedimentos de restabelecimento técnico e operacional. A previsão é de que os 40 trens sejam enviados para Salvador no segundo semestre de 2025.

O projeto do VLT abrange três trechos distintos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. O percurso total será de 36,4 quilômetros, contemplando 34 paradas. O orçamento das obras, que abrange os três lotes, ultrapassa R$ 5 bilhões. O modal, ao longo de sua rota, proporcionará um transporte rápido e seguro, além de ser um vetor de desenvolvimento econômico para a região.

Em setembro, chegaram ao canteiro de obras do bairro da Calçada, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, os primeiros carregamentos de trilhos destinados à implantação do VLT. Os trilhos, provenientes também do estado de Mato Grosso, são acompanhados por um conjunto de equipamentos que inclui o sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e sistemas de telecomunicações. O cronograma de transporte desses equipamentos segue conforme o planejamento, com entregas programadas em etapas até março de 2025.

Ana Cláudia Nascimento, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), ressaltou os esforços em diversas esferas do Governo do Estado para a concretização do projeto. “Nós, na CTB, assim como em todo o governo estadual, estamos trabalhando firmemente para entregar esta importante intervenção, que vai além de uma obra de transporte. O VLT será uma verdadeira revolução urbana em Salvador e Região Metropolitana, proporcionando melhores condições de mobilidade e contribuindo para a qualidade de vida de milhares de baianos”, afirmou Nascimento.

Evolução do VLT

Considerado um marco histórico para a mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana, o VLT recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, foi oficializada a aquisição de equipamentos elétricos e dos 40 trens em parceria com o Governo de Mato Grosso. Os primeiros testes com o novo modal estão previstos para começar em 2026. Além disso, estudos estão sendo realizados para a ampliação do projeto, com a intenção de estender o trajeto da Calçada até o Comércio e da Calçada até Itapagipe.

Economia

Os desdobramentos da licitação das Obras Civis, Energia e a aquisição do material rodante provenientes do estado de Mato Grosso resultaram em uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma redução de 15,6% no custo total. Essa economia reflete o compromisso do Governo do Estado com a gestão eficiente dos recursos e a entrega de um serviço de qualidade à população.


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