De 21 a 30 de novembro de 2024, ocorre o 2º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina, evento focado em questões socioambientais, reunindo produções audiovisuais brasileiras e internacionais. O festival, que se estende por 15 localidades da Chapada Diamantina, tem como objetivo promover o cinema com temáticas ambientais e sensibilizar o público sobre os desafios ambientais contemporâneos. Além das exibições de filmes, o Facine contará com debates, oficinas de audiovisual e atividades voltadas à educação ambiental.
O evento será realizado em formato híbrido, com sessões presenciais e exibições online. Entre os municípios que receberão as atividades estão Andaraí, Barra da Estiva, Capão, Ibicoara, Igatu, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra e Utinga. A programação também incluirá exibições na plataforma de streaming Bombozila e Ubu Play, tornando o festival acessível a um público mais amplo.
O 2º Facine contempla seis mostras de filmes: Nacional, Nordeste, Chapada Diamantina, Indígena, Direitos Humanos e da Natureza, e Educação Ambiental. Cada uma dessas mostras visa dar visibilidade a diferentes aspectos do cinema socioambiental, destacando obras que abordam desde a produção audiovisual regional até temas globais de direitos humanos e preservação ambiental.
O festival também incluirá três oficinas de audiovisual, promovendo a capacitação e o engajamento de novos talentos na área. As oficinas, que acontecerão nos dias 21 e 22, 27 a 29, e 28 e 29 de novembro, serão conduzidas por profissionais renomados como o cineasta André D´Elia, a cineasta Lara Beck e o Mirá – Núcleo de Animação da UFBA.
A abertura do Facine ocorrerá no dia 21 de novembro, com a exibição do filme Cinzas da Floresta, de André D´Elia, seguida de uma roda de conversa com o diretor do filme, a professora Marjorie Nolasco e um representante da BRAL – Brigada de Resgate Ambientalista de Lençóis. O evento de encerramento será realizado no dia 30 de novembro, no Território Indígena Payayá, em Utinga, com a exibição do filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, e participação de lideranças indígenas, como o Cacique Juvenal Payayá e a cineasta Edilene Payayá.
O festival também contará com uma atividade especial no dia 30 de novembro, às 9h, no Território Indígena Payayá, com o plantio e criação de mudas nativas, em parceria com o MAIP – Movimento Associativo Indígena Payayá, como forma de unir cultura, arte e meio ambiente.
O 2º Facine tem o patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e o apoio do Festival Movies that Matter e do Estúdio Caetê. Sua realização é possível graças à Araçá Cultura e Meio Ambiente e ao Ministério da Cultura do Governo Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




