81% do ano letivo em Salvador é marcado por tiroteios no entorno das Escolas Públicas, diz Instituto Fogo Cruzado

Vista panorâmica de Salvador.
Relatório revela o impacto da violência armada na rotina escolar em Salvador, destacando a ocorrência de tiroteios próximos a escolas e interferindo diretamente no aprendizado e na segurança dos estudantes.

Um estudo realizado pelo Instituto Fogo Cruzado e pela Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas revelou nesta quarta-feira (06/11/2024) ao Jornal Grande Bahia (JGB) que, em 81% dos dias letivos, as escolas públicas de Salvador são impactadas por tiroteios que ocorrem nas proximidades. A pesquisa, que considera o período de julho de 2022 a agosto de 2024, mostra que em 161 dos 200 dias letivos anuais houve registro de tiroteios em até 300 metros das escolas públicas da capital baiana. Utilizando dados coletados pelo Instituto Fogo Cruzado e cruzando-os com a localização das escolas municipais e estaduais, o estudo destaca o cotidiano de violência armada que afeta a comunidade escolar de Salvador.

Contexto e Metodologia do Estudo

O levantamento partiu do registro de 2.793 tiroteios ocorridos em Salvador durante o período analisado, com 728 desses eventos registrados em um raio de até 300 metros das escolas. Esse número representa cerca de 26% do total de tiroteios da cidade. Em média, a capital baiana registra 30 tiroteios mensais nas proximidades das escolas, demonstrando o alto grau de violência ao redor das instituições de ensino.

Os dados foram obtidos pelo Instituto Fogo Cruzado e pela Iniciativa Negra, com apoio das secretarias de educação da Bahia e dados fornecidos pela Defensoria Pública do Estado. O estudo aponta que essa exposição frequente à violência armada impacta diretamente o desempenho escolar, a frequência e o desenvolvimento emocional dos estudantes.

Impacto das Operações Policiais nos Entornos Escolares

O relatório destaca que grande parte dos tiroteios próximos a escolas envolve forças de segurança pública. Dos 728 tiroteios no entorno das escolas, 43% ocorreram durante operações policiais, correspondendo a 315 eventos. A pesquisa mostra ainda que tiroteios envolvendo forças policiais têm uma probabilidade de ocorrer em dias letivos superior (29%) à dos eventos sem intervenção policial (24%). Esse dado levanta preocupações sobre a eficácia das estratégias de segurança em áreas escolares.

Maria Isabel Couto, diretora de dados do Instituto Fogo Cruzado, argumenta que a presença frequente de tiroteios envolvendo forças de segurança expõe a comunidade escolar a riscos adicionais.

“Essas ações não demonstram indicadores claros de sucesso no combate ao crime, mas têm efeito direto na interrupção das atividades escolares e na segurança dos estudantes”, comenta a especialista.

Distribuição Desigual da Violência Armadas

A pesquisa também revela que a violência armada se distribui de forma desigual em Salvador, concentrando-se especialmente em 10 bairros específicos. Fazendas Grande do Retiro, Beiru e Lobato, por exemplo, apresentam as maiores taxas de incidência de tiroteios próximos a escolas. Em Fazenda Grande do Retiro, o estudo registrou 39 tiroteios ao longo do período analisado, destacando a vulnerabilidade das comunidades nessas regiões.

Dudu Ribeiro, diretor da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, aponta para a desigualdade regional na violência e sua interferência nos direitos fundamentais.

“A violência armada não é um problema intrínseco aos bairros. A população dessas áreas é mais frequentemente exposta à violência. É preocupante que crianças em bairros com alto índice de tiroteios não consigam ter seu direito à educação e segurança assegurados”, observa Ribeiro.

Impacto no Direito à Educação e à Segurança

Os constantes tiroteios têm impacto direto no direito à educação das crianças e adolescentes de Salvador. A frequência com que essas situações ocorrem interfere na regularidade das aulas, na segurança emocional dos estudantes e no ambiente de aprendizado. Com algumas escolas registrando até 10 incidentes no entorno em pouco mais de dois anos, o estudo revela que a presença da violência armada é um fator que limita o pleno desenvolvimento educacional dos alunos.

A Defensoria Pública e entidades da sociedade civil alertam para a necessidade de medidas efetivas que garantam um ambiente escolar seguro e adequado para o aprendizado. O relatório aponta que as políticas de segurança pública precisam de ajustes para mitigar o impacto da violência no ambiente escolar, resguardando o direito à educação e à segurança da comunidade.

Sobre o Instituto Fogo Cruzado

O Instituto Fogo Cruzado é uma organização dedicada à produção e disseminação de dados sobre violência armada. Com sede no Brasil, o Instituto utiliza tecnologia e dados colaborativos para promover mudanças sociais e preservação da vida, com foco no fortalecimento da democracia. Com metodologia própria, a organização oferece dados sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. O Instituto disponibiliza dados sobre tiroteios em tempo real através de um aplicativo de celular e é a única fonte de dados abertos sobre violência armada na América Latina.

Principais Dados do Levantamento

Impacto no Ano Letivo

  • 81% dos dias letivos em Salvador registraram tiroteios próximos a escolas públicas.
  • Em média, ocorreram 30 tiroteios por mês a até 300 metros das instituições de ensino.

Distribuição Geográfica dos Tiroteios

  • 26% dos tiroteios em Salvador ocorreram no entorno de escolas públicas.
  • 10 bairros concentram um terço dos tiroteios próximos às escolas, com destaque para Fazenda Grande do Retiro, Beiru e Lobato.

Ações Policiais e Incidentes

  • 43% dos tiroteios próximos a escolas ocorreram durante operações policiais.
  • Tiroteios com presença policial têm mais probabilidade de ocorrer em dias letivos (29%) do que eventos sem intervenção policial (24%).

Efeitos na Comunidade Escolar

  • 75% das escolas públicas analisadas registraram tiroteios no seu entorno.
  • Algumas escolas registraram mais de 10 tiroteios nas proximidades ao longo de dois anos.

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