A 39ª edição do Bahia Juniors Cup, uma das mais tradicionais competições juvenis de tênis do Brasil, está em andamento no Clube Bahiano de Tênis, reunindo cerca de 280 atletas de seis países. Com categorias que vão dos 12 aos 18 anos, o torneio se destaca por distribuir pontos importantes nos rankings nacional, sul-americano e mundial, além de revelar grandes talentos para o tênis profissional.
O evento, que ocorre até o dia 17 de novembro de 2024, é organizado com a parceria da SUDESB e da SETRE, órgãos do Governo do Estado da Bahia, e tem entrada gratuita para o público. Os jogos seguem nesta sexta-feira (15), com destaque para o baiano Victor Rocha, que disputa vaga nas semifinais da categoria mundial até 18 anos, e para os jovens atletas baianos Felipe Argolo e Gabriela Bettoni, que avançaram às semifinais da categoria até 14 anos.
Destaques baianos na competição
Na categoria até 14 anos, Felipe Argolo derrotou o terceiro favorito, Francisco Chiaratti, por 6/2 e 6/1, e enfrentará Kilian Postigo, principal cabeça de chave. No feminino, Gabriela Bettoni superou Maria de Alencar pelo mesmo placar e terá pela frente Helena Silva, quinta favorita. Ambas as partidas são decisivas para os rankings do circuito sul-americano Cosat.
Na categoria até 18 anos, Victor Rocha, destaque local, disputa vaga na semifinal contra o cuiabano Livas Damázio, campeão em Foz do Iguaçu e vice em Itajaí. Os jogos dessa categoria, reconhecida pela Federação Internacional de Tênis (ITF), têm início às 11h no feminino e às 12h30 no masculino.
Presença internacional e estrutura do torneio
Com atletas da Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália, Luxemburgo e Brasil, o Bahia Juniors Cup atrai jovens talentos em busca de projeção no cenário mundial. O torneio mundial até 18 anos oferece a pontuação J100, valiosa para os rankings da ITF, enquanto as categorias até 16 e 14 anos contribuem para o ranking sul-americano. As categorias Tennis Kids e 12 anos somam pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.
Os jogos acontecem em horários escalonados, começando às 8h para as categorias menores e se estendendo ao longo do dia. O evento conta com a chancela de importantes entidades, como a Federação Internacional de Tênis (ITF) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Histórico de revelações no Bahia Juniors Cup
O torneio é reconhecido como celeiro de talentos do tênis nacional. João Fonseca, vencedor do US Open juvenil em 2023, conquistou seu primeiro título juvenil no Bahia Juniors Cup em 2021. Thiago Wild, campeão do US Open juvenil em 2018, também teve sua trajetória marcada pelo título da competição em 2017.
Outros nomes consagrados do tênis brasileiro, como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Marcelo Melo e Teliana Pereira, já participaram do evento. Em 1993, Guga venceu a final da categoria até 16 anos contra o baiano Duda Catharino, atual diretor do torneio.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




