A agroindústria Naturê do Brasil, localizada no município de Una, no sul da Bahia, recebeu um financiamento de R$ 13,5 milhões do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para a implantação de uma unidade industrial voltada para o beneficiamento de açaí. O recurso será destinado a diversas etapas do projeto, incluindo capital de giro, construção civil, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, móveis, utensílios e elaboração de estudos e projetos.
Os sócios da empresa, com mais de 30 anos de experiência no cultivo de café, açaí, mamão e pimenta em uma fazenda agrícola, utilizarão tecnologia avançada no manejo das culturas, o que os motivou a agregar valor à produção. A instalação da agroindústria, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados, contará com uma unidade industrial de quase 4 mil metros quadrados e tem previsão de início das atividades em cerca de um ano e meio.
A matéria-prima para a produção de açaí será proveniente da própria fazenda, cuja produção atual é suficiente para atender à demanda da indústria, o que proporcionará uma redução de custos. Silas Huguinin, um dos sócios, expressou seu entusiasmo com o projeto:
“Gostaria de agradecer primeiro a todos os responsáveis por realizar esse grande projeto. Ao Banco do Nordeste, que nos apoiou até aqui, tanto a agência Camacan quanto as demais áreas. Com o início das obras, a Naturê vai gerar 30 empregos diretos imediatos. Após a conclusão, prevemos 33 funcionários por turno”, afirmou.
Segundo Huguinin, o estudo mercadológico realizado para a implantação da unidade industrial demonstra que para cada emprego direto gerado na agroindústria, são criados cinco empregos indiretos, devido ao impacto do agronegócio, das oficinas e da logística. Além dos benefícios locais, o empresário destacou a intenção da empresa de expandir seus mercados, incluindo a exportação:
“Almejamos alcançar em breve as certificações necessárias para chegarmos a outros países e nos tornarmos referência no mercado”, afirmou.
Pedro Lima Neto, superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, comemorou o financiamento e o impacto positivo que o projeto trará para a região:
“Os investimentos realizados pelo BNB têm a finalidade de impactar positivamente a nossa área de atuação. A agroindústria, como agente de transformação local, traz esse resultado não só na geração direta, mas também indireta, em forma de benefícios ao entorno”, destacou.
A Naturê do Brasil planeja implantar inovação tecnológica em todos os processos industriais, desde a colheita dos frutos até o beneficiamento, com foco na sustentabilidade e na eficiência. Na primeira fase de operação, a unidade industrial atenderá às demandas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com previsão de expansão para outros mercados.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




