Banco do Nordeste financia agroindústria de açaí no Sul da Bahia

A agroindústria Naturê do Brasil, localizada no município de Una, no sul da Bahia, recebeu um financiamento de R$ 13,5 milhões do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para a implantação de uma unidade industrial voltada para o beneficiamento de açaí. O recurso será destinado a diversas etapas do projeto, incluindo capital de giro, construção civil, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, móveis, utensílios e elaboração de estudos e projetos.

Os sócios da empresa, com mais de 30 anos de experiência no cultivo de café, açaí, mamão e pimenta em uma fazenda agrícola, utilizarão tecnologia avançada no manejo das culturas, o que os motivou a agregar valor à produção. A instalação da agroindústria, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados, contará com uma unidade industrial de quase 4 mil metros quadrados e tem previsão de início das atividades em cerca de um ano e meio.

A matéria-prima para a produção de açaí será proveniente da própria fazenda, cuja produção atual é suficiente para atender à demanda da indústria, o que proporcionará uma redução de custos. Silas Huguinin, um dos sócios, expressou seu entusiasmo com o projeto:

“Gostaria de agradecer primeiro a todos os responsáveis por realizar esse grande projeto. Ao Banco do Nordeste, que nos apoiou até aqui, tanto a agência Camacan quanto as demais áreas. Com o início das obras, a Naturê vai gerar 30 empregos diretos imediatos. Após a conclusão, prevemos 33 funcionários por turno”, afirmou.

Segundo Huguinin, o estudo mercadológico realizado para a implantação da unidade industrial demonstra que para cada emprego direto gerado na agroindústria, são criados cinco empregos indiretos, devido ao impacto do agronegócio, das oficinas e da logística. Além dos benefícios locais, o empresário destacou a intenção da empresa de expandir seus mercados, incluindo a exportação:

“Almejamos alcançar em breve as certificações necessárias para chegarmos a outros países e nos tornarmos referência no mercado”, afirmou.

Pedro Lima Neto, superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, comemorou o financiamento e o impacto positivo que o projeto trará para a região:

“Os investimentos realizados pelo BNB têm a finalidade de impactar positivamente a nossa área de atuação. A agroindústria, como agente de transformação local, traz esse resultado não só na geração direta, mas também indireta, em forma de benefícios ao entorno”, destacou.

A Naturê do Brasil planeja implantar inovação tecnológica em todos os processos industriais, desde a colheita dos frutos até o beneficiamento, com foco na sustentabilidade e na eficiência. Na primeira fase de operação, a unidade industrial atenderá às demandas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com previsão de expansão para outros mercados.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo