Brasil e Uruguai se enfrentam nesta terça-feira (19/11/2024), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira ocupa a quarta colocação na tabela, com 17 pontos, enquanto o Uruguai está na vice-liderança, com 19 pontos. O jogo será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Bruno Mendes.
Retrospecto e clima de revanche
O histórico de confrontos entre Brasil e Uruguai soma 80 partidas, com 38 vitórias da seleção brasileira, 21 triunfos da Celeste e 21 empates. O duelo desta noite carrega também um sentimento de revanche para os brasileiros, que foram eliminados pelos uruguaios nas quartas de final da Copa América, em junho, após derrota nos pênaltis em Las Vegas (EUA).
Mudanças na escalação e expectativas
O técnico Dorival Júnior, que comanda a seleção há um ano, anunciou a entrada de Danilo na lateral-direita, substituindo Vanderson, suspenso após o empate contra a Venezuela na última rodada. Apesar da instabilidade nos resultados, Dorival demonstrou otimismo quanto ao desempenho da equipe. “Essas três apresentações de setembro, outubro e novembro nos ajudaram a diminuir a distância entre o que está proposto e o que está sendo assimilado”, afirmou em coletiva.
A provável escalação do Brasil inclui Ederson no gol, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner na defesa; Bruno Guimarães e Raphinha no meio; e Vinicius Júnior, Igor Jesus e Savinho compondo o ataque.
Uruguai com desfalques importantes
Pelo lado uruguaio, o técnico Marcelo Bielsa enfrenta a ausência de dois jogadores cruciais. O meio-campista Manuel Ugarte, que marcou o gol decisivo na vitória por 3 a 2 contra a Colômbia, e o lateral-direito Nahitan Nández estão fora por lesão e suspensão, respectivamente. Bielsa deve promover as entradas de Rodrigo Aguirre e Guillermo Varela, lateral do Flamengo.
A provável formação da Celeste inclui Rochet no gol; Varela, Giménez, Olivera e Saracchi na defesa; Valverde, Aguirre e Betancur no meio; e Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo no ataque.
Análise do desempenho no comando de Dorival Júnior
Desde que assumiu a seleção brasileira, Dorival Júnior acumulou seis vitórias, seis empates e uma derrota em 13 partidas. Ele encontrou a equipe na sexta colocação nas Eliminatórias, com apenas sete pontos, e a levou ao quarto lugar atual. “Espero que daqui para frente os resultados sejam melhores”, declarou o treinador, destacando o progresso do time em treinos recentes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




