O centenário de nascimento do ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto Junior, será celebrado com uma série de eventos nesta quinta-feira (28/11/2024) e sexta-feira (29), em Salvador. A programação, que reúne lideranças políticas e admiradores, destaca o legado de mais de meio século de atuação pública de Lomanto Junior, marcado por iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.
As homenagens começam nesta quinta-feira, às 15h, com uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na sexta-feira, dia exato em que Lomanto Junior completaria 100 anos, as comemorações continuam com um evento às 10h na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), instituição que ele fundou em 1964. A ocasião também lembrará a doação de terrenos feita pelo então governador às Obras Sociais Irmã Dulce, que permitiu a construção do Centro Educacional Santo Antônio (CESA).
À tarde, às 16h, o Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB) receberá outra homenagem, e, à noite, uma missa será celebrada às 19h na Igreja de Santo Antônio da Barra. As celebrações se estenderão até o dia 6 de dezembro, quando a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizará uma sessão especial em memória do ex-governador.
Trajetória política e legado
Lomanto Junior iniciou sua carreira política em Jequié, sua cidade natal, como o vereador mais jovem do município aos 22 anos. Posteriormente, foi prefeito da cidade em três ocasiões, além de deputado estadual, federal, governador e senador. Seu governo (1963-1967) foi um marco para a Bahia, com obras que modernizaram a infraestrutura, como as rodovias Rio-Bahia e Feira de Santana-Juazeiro, a Ponte Ilhéus-Pontal e a eletrificação do estado com a integração dos sistemas Paulo Afonso e Funil.
Ele também fundou instituições relevantes, como a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o Instituto de Saúde do Estado da Bahia (Iseb) e o Centro Industrial de Aratu (CIA). A criação do Planserv e a revitalização do Teatro Castro Alves, acompanhada da Primeira Bienal de Artes da Bahia, ilustram seu compromisso com saúde e cultura.
Além do impacto político, Lomanto Junior deixou um exemplo de valores familiares. Casado com Hildete Lomanto, pai de cinco filhos, avô de 11 netos e bisavô de 16 bisnetos, sua memória permanece viva entre amigos e familiares. Seu neto, Leur Lomanto Jr., dá continuidade ao legado na política. Lomanto faleceu em 23 de novembro de 2015, aos 90 anos, e Dona Detinha, como era conhecida sua esposa, faleceu em 2017.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




