O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, localizado em Ilhéus, registrou, neste domingo (17/11/2024), o nascimento de Khatlyn Vitória, marcando o parto de número 9 mil desde o início das atividades da unidade. Khatlyn, filha dos trabalhadores rurais Marcelo e Adriele Santos de Jesus, nasceu às 4h47 da madrugada, de parto normal, com 50 centímetros e pesando 3.380 kg. Adriele, moradora do Núcleo Colonial, situado a 10 km de Ituberá, na região de Valença, chegou ao hospital na noite de sábado (16). O parto foi realizado no Centro Obstétrico da instituição poucas horas depois.
Inaugurado no dia 6 de dezembro de 2021, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio completará, em breve, três anos de funcionamento. A unidade, que oferece atendimento obstétrico, pediátrico e especializado, possui 105 leitos distribuídos entre obstetrícia, gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal. O hospital é parte integrante da Rede Cegonha e atende a urgências e emergências, com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, atendendo a pacientes referenciados ou que busquem atendimento espontâneo.
O investimento total do estado na unidade foi de aproximadamente R$ 40 milhões, incluindo obras e aquisição de equipamentos. Desde sua inauguração, a gestão do hospital é de responsabilidade da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O hospital se tornou referência no atendimento a gestantes, puérperas e crianças menores de 15 anos, inicialmente projetado para atender a oito municípios da região de Ilhéus e 12 da região de Valença.
No entanto, ao longo de sua trajetória, a instituição já ultrapassou a marca de 150 municípios baianos atendidos, além de cidadãos estrangeiros residentes na região e turistas de 14 estados. Além de seu papel assistencial, o Hospital Materno-Infantil também exerce funções acadêmicas, sendo considerado um hospital-escola que acolhe estudantes de diversas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outras.
A unidade também se destaca como a única do estado credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos povos indígenas da Bahia. Para a diretora-geral do hospital, enfermeira Domilene Borges, a instituição desempenha um papel fundamental como referência no atendimento no interior do estado, sendo a única maternidade 100% SUS da região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




