O governador Jerônimo Rodrigues se manifestou, na manhã desta quarta-feira (27/11/2024), em solidariedade à população baiana afetada pelas fortes chuvas que atingiram Salvador e diversas outras regiões da Bahia, provocando desabamentos e deslizamentos de terra. Durante uma agenda institucional no interior do estado, o governador fez uma pausa para acompanhar as ações de resgate e oferecer apoio às vítimas na capital baiana, onde o índice de precipitação já superou três vezes a quantidade prevista para todo o mês de novembro.
Jerônimo destacou a atuação dos órgãos estaduais envolvidos no atendimento emergencial, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, e as secretarias de Saúde e Segurança Pública. O governador ressaltou a colaboração das equipes estaduais com a Prefeitura de Salvador e diversas instituições locais, como igrejas, para fornecer auxílio imediato às vítimas.
“Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
As equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando em diferentes pontos de Salvador, principalmente nas áreas mais afetadas, como o bairro de Saramadaia, onde já foi registrada uma morte. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, informou que as equipes continuam com as buscas por possíveis novas vítimas e ressaltou que, apesar do número de ocorrências, ainda não é possível mensurar a extensão total dos danos. “Estamos atuando com uma equipe muito grande aqui no local. Ainda não temos a dimensão real da tragédia, porque as informações são preliminares”, disse Marchesini.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) também está mobilizada, com unidades hospitalares em estado de prontidão para atender às vítimas. A estrutura de múltiplas vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital do Subúrbio estão em alerta, podendo ser ativadas rapidamente, caso haja um aumento no número de feridos.
“Havendo sinalização, a estrutura será montada em 30 minutos”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.
Além da capital, o interior da Bahia também enfrenta fortes chuvas, e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) segue monitorando as áreas afetadas, com equipes de plantão para atuar nas emergências que surgirem. A preocupação das autoridades é que o tempo severo persista, aumentando o risco de novos deslizamentos e outros acidentes em diferentes regiões do estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




