A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular retorna a Feira de Santana entre os dias 22 e 24 de novembro de 2024. Realizada no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), a programação inclui exposições de artes visuais, apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, visitas mediadas e desfiles.
O evento é uma iniciativa da ONG Favela é Isso Aí, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Belgo Arames e apoio da Fundação ArcelorMittal. A realização conta com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, além da parceria da Fundação Egberto Costa e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Novidades na seleção de atrações
Desde 2018, a Mostra seleciona artistas e grupos inscritos em edital público. Para a edição 2024, a comissão organizadora decidiu ampliar a programação de 20 para 28 atrações, incluindo projetos de alunos do curso de produção cultural Balaio de Feira, que também apresentarão a exposição “Nós em Fêra”, com fotografias sobre a diversidade cultural local.
Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto, destaca a importância de integrar novos talentos:
“Essa expansão permitiu incluir ações formativas que reforçam a conexão entre a produção cultural e o público.”
Programação detalhada
A abertura da Mostra acontece na sexta-feira (22), às 19h, com uma apresentação das Benzedeiras, seguida pela abertura oficial da Exposição de Artes Visuais, discursos dos organizadores e um show dos músicos Cescé Amorim e Timbaúba.
No sábado (23), o evento inicia às 9h com visitas mediadas para escolas e grupos, mediante inscrição prévia pelo e-mail culturaedesenvolvimentolocal@gmail.com. À tarde, haverá um cortejo coletivo, seguido por apresentações de grupos culturais como o Afoxé Filhos do O’Guiãn e o espetáculo de dança LUVEMBA – Movimentos Ancestrais. Encerram o dia os shows de Santini & Trio, Calango Tião e Roberto Kuelho.
No domingo (24), a programação começa às 10h com atividades infantis animadas por Vivi Braz, além de torneio de skate e batalhas de rima e dança. À tarde, seguem apresentações teatrais, como Luquinhas da Feira: O Menino que queria ser Livre, e shows de artistas como Os Outros Baianos e o grupo Roça Sound, que encerra o evento.
Exposição de artes visuais e premiações
A Exposição de Artes Visuais traz obras de destaque, incluindo as pinturas e gravuras de Felipe Carvalho Cunha em Inquietação, as pinturas de Simone Rasslan em Femininu, cordéis de Jurivaldo Alves e fotografias de Suellen Thaiane em Olhares da Feira.
Além disso, a Mostra distribuirá um total de R$ 135 mil em premiações para artistas e grupos feirenses, que também realizarão ações de replicação cultural, promovendo oficinas e atividades para formação de público e transmissão de saberes.
Favela é Isso Aí: 20 anos de atuação cultural
A ONG Favela é Isso Aí, responsável pela Mostra, comemora 20 anos em 2024. Fundada em Belo Horizonte, a organização promove a cidadania através do fortalecimento de ações culturais nas periferias. Além de incentivar a geração de renda para artistas, a ONG busca ampliar o acesso ao mercado cultural e fomentar a produção artística em comunidades.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




