Na madrugada desta quarta-feira (20/11/2024), o 12º voo da Operação Raízes do Cedro pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 204 brasileiros e familiares resgatados da região de conflito no Oriente Médio. O voo foi realizado pela aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira e incluiu três crianças de colo e quatro animais de estimação.
Desde o início da operação, em 5 de outubro, foram resgatadas 2.513 pessoas e 33 animais de estimação. A iniciativa, conduzida pelo Governo Federal, é a maior já realizada para repatriação e resgate de brasileiros em uma zona de conflito. A logística inclui a articulação entre o Itamaraty, a Força Aérea Brasileira e diversos órgãos públicos.
Na chegada ao Brasil, os resgatados contam com o suporte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, mantém contato com brasileiros ainda na região para avaliar a necessidade de novos voos de repatriação. As condições de segurança e a demanda determinam as próximas etapas da operação. Enquanto isso, o governo brasileiro orienta que aqueles que disponham de recursos busquem deixar o território libanês por vias comerciais, seguindo as orientações das autoridades locais.
O aeroporto de Beirute segue operando com voos diários da companhia Middle East Airlines. Após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, a empresa prioriza passageiros com passaportes brasileiros em voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.
A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta ao agravamento dos confrontos entre Israel e o grupo Hezbollah no Líbano. Além das repatriações, o Itamaraty mantém um plantão consular disponível para emergências.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




