O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou nesta terça-feira (26/11/2024) a expulsão de Wilkes Edward Pryor, segundo secretário do departamento político da Embaixada do Reino Unido em Moscou. De acordo com o FSB, o diplomata britânico realizou atividades de inteligência e sabotagem que ameaçariam a segurança do país.
Em comunicado oficial, o FSB revelou a descoberta de uma presença não declarada de inteligência britânica operando sob a cobertura da embaixada em Moscou, identificada durante ações de contrainteligência. Wilkes Edward Pryor, enviado ao país pela Diretoria de Europa Oriental e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, teria fornecido informações falsas ao solicitar permissão para ingressar na Rússia. O FSB afirmou que Pryor substituiu um dos seis agentes de inteligência britânicos expulsos do território russo em agosto deste ano.
O órgão de segurança alegou que Pryor conduziu atividades que violam a legislação russa e ameaçam a estabilidade do Estado. Como resultado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia decidiu retirar o credenciamento diplomático de Pryor, determinando sua saída do país no prazo de duas semanas.
Além disso, o governo russo convocou o embaixador do Reino Unido em Moscou, Nigel Casey, para esclarecimentos no Ministério das Relações Exteriores. A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, informou à agência de notícias Sputnik que a convocação abordará as alegações de ações subversivas associadas ao diplomata britânico.
O episódio intensifica as tensões entre Rússia e Reino Unido, agravando o histórico recente de disputas diplomáticas envolvendo espionagem e segurança nacional. As autoridades britânicas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




