A Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio dos editais Territórios Criativos e Salcine, promove uma ampla programação em Salvador para celebrar o mês da Consciência Negra. O destaque inicial foi para shows na Casa de Castro Alves, no Santo Antônio Além do Carmo, com apresentações de Taian Paim, Ju Santos e a Conexão Ori, liderada por Russo Passapusso.
A partir desta segunda-feira (18/11/2024), até o dia 22, o espaço recebe o curso de formação de negras empreendedoras, voltado para 30 mulheres. No feriado de 20 de novembro, o local será palco do Samba 40 Graus, às 16h, com convidados e abertura de DJ Lucas Bainco. O encerramento ocorrerá com a Noite Preta, conduzida pelo compositor Dão Black, em uma apresentação de música negra com horário divulgado nas redes sociais da Casa de Castro Alves.
Para a gestora Márcia Ganem, o mês de novembro simboliza uma oportunidade de aprofundar discussões sobre a cena cultural negra na Bahia. Segundo ela, as atividades refletem a continuidade de um diálogo promovido pelo espaço cultural, que mantém uma programação voltada à liberdade e dignidade humana, inspirada no legado do abolicionista Castro Alves.
Além dos eventos, a Casa de Castro Alves permanece aberta de quinta a sábado, das 14h às 19h, para visitação ao acervo biográfico do poeta e a uma mostra de artes visuais com artistas renomados da Bahia. O projeto Imersão Poética, que viabiliza essas ações, é financiado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da FGM e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Outro destaque da programação é o Festiban, que celebra sua quinta edição. O Festival Beirú de Artes Negras ocorre desde o dia 8 e terá seu encerramento em 24 de novembro, no Teatro da Uneb, no Cabula. A programação inclui uma Gira Temática com o tema Gênero e Religião pela manhã e apresentações artísticas de comunidades locais à tarde. Desde sua criação, o Festiban já beneficiou 22 comunidades e mais de dois mil alunos da rede pública.
No dia 23, o Ilê Axé Opô Afonjá sedia o Sarau Afro Cultural, que reúne expressões artísticas diversas como música, poesia e dança. Nos dias 28 e 29, o projeto Cine Terreiro levará exibições de filmes a comunidades quilombolas e territórios de religiões afro-brasileiras no Subúrbio 360, em Coutos. Ambas as iniciativas recebem apoio do edital Territórios Criativos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




