O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) anunciou nesta terça-feira (26/11/2024) a conclusão do Edifício Pietro Maria Bardi, uma expansão projetada para atender às demandas crescentes do museu. O edifício, localizado ao lado do prédio Lina Bo Bardi, será inaugurado em março de 2025 com cinco novas galerias expositivas, áreas multiuso, espaços educativos e infraestrutura para conservação de acervos.
O diretor-presidente do Masp, Heitor Martins, destacou que o novo edifício, com 14 andares e 7.821 metros quadrados, é inteiramente dedicado à atividade museológica. A estrutura inclui restaurante, café, áreas de acolhimento e docas para carga e descarga de obras de arte. Ele ressaltou a importância da construção como resposta às limitações do prédio original, inaugurado em 1968, que carece de áreas adequadas para receber visitantes em grande escala e acomodar exposições de grande porte.
A construção do Edifício Pietro Maria Bardi foi financiada integralmente por doações de pessoas físicas, totalizando R$ 250 milhões, sem uso de leis de incentivo. A expansão dobra a área disponível do Masp, passando de 10.485 m² para 21.863 m², com um túnel subterrâneo de 40 metros, previsto para o segundo semestre de 2025, interligando os dois prédios.
A conexão visual e arquitetônica entre os edifícios é destacada em detalhes como o uso de concreto aparente e amplas janelas que permitem a interação entre o espaço interno e o ambiente urbano. A fachada do Edifício Pietro, em tom escuro, foi inspirada nos caixilhos do prédio original, reforçando a continuidade estética.
Para a inauguração do novo edifício, o Masp planeja uma série de exposições sobre o acervo do museu e as histórias da instituição. Em 2025, o foco será as histórias da ecologia, promovendo debates sobre a relação entre ser humano e meio ambiente por meio de exposições, palestras, cursos e seminários.
Além disso, a área do vão livre do Masp, sob concessão do museu, será revitalizada com atividades culturais gratuitas, instalação de mobiliário urbano, wi-fi, iluminação, segurança e serviços de conservação. A proposta reforça o compromisso da instituição com a integração entre cultura e espaço público.
*Com informações da Agência Brasil.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




