Durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada no Parque Costa Azul, em Salvador, mais de 40 empreendimentos da agricultura familiar receberam a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/BA). A entrega do Certificado de Equivalência dos Serviços de Inspeção aos Consórcios Públicos da Bahia marca um passo significativo para a expansão dos mercados de produtos oriundos da agricultura familiar no estado.
O evento, que aconteceu no último domingo (15/12/2024), contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dos Consórcios Públicos e de empreendimentos da agricultura familiar. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou o trabalho conjunto entre Governo do Estado, Consórcios Públicos, Prefeituras Municipais, associações e cooperativas da agricultura familiar, que tornou possível o reconhecimento e a certificação de novos empreendimentos. Segundo ele, a Feira foi uma oportunidade para mostrar os frutos desse esforço, evidenciando produtos de qualidade e inovadores.
Camila Pereira dos Santos, presidente da Associação Agropastoril Quilombola de Barra do Parateca, no município de Carinhanha, destacou a importância da certificação para o seu empreendimento. A certificação permitirá que a beneficiadora de ovos, instalada na comunidade, amplie sua comercialização. Para Camila, a conquista representa “um novo degrau” no caminho da agricultura familiar e do quilombo, reconhecendo o trabalho realizado pela comunidade. Ela ressaltou a importância de produzir alimentos saudáveis, com origem controlada, e de oferecer oportunidades de renda para as famílias envolvidas.
Os consórcios que receberam o certificado foram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte), o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico), o Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf) e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal).
A adesão ao Susaf/BA permitirá aos estabelecimentos com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a comercialização de seus produtos em todo o estado da Bahia. Isso representa uma oportunidade de fortalecer as agroindústrias de pequeno porte e a agricultura familiar, promovendo um desenvolvimento mais justo e sustentável. Criado pela Lei nº 14.636, de 28 de novembro de 2023, o Susaf busca harmonizar os procedimentos de inspeção entre os níveis estadual e municipal, garantindo a inocuidade dos produtos e a segurança alimentar, simplificando o processo de venda e ampliando os mercados de atuação dos pequenos produtores.
A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, teve apoio de diversas entidades, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocinadores como o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




