O comércio global está projetado para alcançar um recorde histórico de US$ 33 trilhões em 2024, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). O crescimento, equivalente a 3,3% em relação a 2023, é atribuído em grande parte ao aumento de 7% no comércio de serviços, que contribuiu com US$ 500 bilhões para a expansão geral.
Apesar do desempenho positivo, as perspectivas para 2025 são influenciadas por possíveis mudanças na política comercial dos Estados Unidos. O relatório Atualização do Comércio Global, publicado nesta quinta-feira, alerta para o risco de novas tarifas comerciais que podem desestabilizar cadeias globais de valor. A Unctad destaca que tais medidas têm potencial de provocar retaliações e efeitos negativos em setores estratégicos e economias interdependentes, além de enfraquecer investimentos e crescimento econômico.
O estudo também analisa os impactos das políticas comerciais americanas em economias com grandes superávits com os Estados Unidos, como China, Índia, Vietnã e países da União Europeia. Outras nações, incluindo Canadá, Japão, México e Coreia do Sul, podem enfrentar riscos menores devido a acordos comerciais consolidados ou tarifas reduzidas.
No terceiro trimestre de 2024, as economias desenvolvidas lideraram o crescimento do comércio global, com importações crescendo 3% e exportações aumentando 2%. Em contraste, o comércio entre países em desenvolvimento sofreu uma queda de 1%, revertendo tendências anteriores.
O comércio de bens, por sua vez, deve crescer apenas 2% em 2024, permanecendo abaixo do pico registrado em 2022. Setores específicos, como tecnologias de informação e comunicação, mostraram resultados mais expressivos, com crescimento trimestral de 13%. O setor de vestuário também teve alta de 14% no período, embora tenha registrado um declínio anual de 5%.
A Unctad conclui que, embora o comércio global mostre resiliência, a imprevisibilidade causada por mudanças macroeconômicas e políticas comerciais exige atenção contínua para preservar o ritmo de crescimento e estabilidade econômica mundial.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




