Economia brasileira cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024, na comparação com o trimestre anterior, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (03/12/2024). O desempenho mantém a trajetória de crescimento, com 13 expansões trimestrais consecutivas, e reflete uma alta de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado de quatro trimestres, a economia brasileira registrou crescimento de 3,1%. Em valores correntes, o PIB atingiu a marca de R$ 3 trilhões. O desempenho foi sustentado principalmente pelos setores de serviços e indústria, que apresentaram avanços de 0,9% e 0,6%, respectivamente, em relação ao segundo trimestre. Por outro lado, a agropecuária foi o único segmento a apresentar retração no período, com uma queda de 0,9%.

Os dados setoriais apontam para o papel predominante do setor de serviços na economia, responsável por mais de 70% do PIB nacional. A indústria, apesar de seu crescimento moderado, registrou desempenhos positivos em atividades como a construção civil e a transformação. Já na agropecuária, fatores climáticos adversos e a desaceleração em algumas culturas afetaram o resultado do trimestre.

Analistas avaliam que o crescimento observado reflete o impacto de medidas de estímulo ao consumo e à produção implementadas ao longo do ano. A expansão do crédito, programas de transferência de renda e políticas de incentivo à produção industrial contribuíram para o cenário favorável, mesmo em um contexto de desafios globais e incertezas econômicas.

Crescimento do PIB

  • Crescimento no 3º trimestre de 2024 (comparação com o 2º trimestre): 0,9%.
  • Crescimento acumulado no ano (janeiro a setembro): 3,3%.
  • Crescimento nos últimos quatro trimestres: 3,1%.
  • Crescimento em relação ao 3º trimestre de 2023: 4%.
  • Valores correntes gerados no trimestre: R$ 3 trilhões.

Setores da Economia (Ótica da Produção)

  • Serviços: Crescimento de 0,9% no trimestre; 4,1% na comparação interanual.
    • Destaques interanuais:
      • Informação e comunicação: 7,8%.
      • Outras atividades de serviços: 6,4%.
      • Atividades financeiras, seguros e serviços relacionados: 5,1%.
      • Comércio: 3,9%.
      • Atividades imobiliárias: 3,1%.
      • Transporte, armazenagem e correio: 2,5%.
      • Administração pública, saúde e educação: 1,7%.
  • Indústria: Crescimento de 0,6% no trimestre; 3,6% na comparação interanual.
    • Destaques interanuais:
      • Construção: 5,7%.
      • Indústrias de transformação: 4,2%.
      • Eletricidade e gás, água, esgoto e resíduos: 3,7%.
      • Indústrias extrativas: queda de 1,0%.
  • Agropecuária: Recuo de 0,9% no trimestre; queda de 0,8% na comparação interanual.

Despesa de Consumo

  • Consumo das Famílias: Crescimento de 5,5% no trimestre (14º trimestre consecutivo de alta).
  • Consumo do Governo: Crescimento de 1,3%.

Taxas Econômicas

  • Taxa de Investimento: 17,6% (crescimento em relação aos 16,4% no mesmo trimestre de 2023).
  • Taxa de Poupança: 14,9% (redução em relação aos 15,4% do mesmo trimestre de 2023).

Revisão de Séries Históricas

  • PIB de 2023 revisado de 2,9% para 3,2%.
    • Revisões setoriais:
      • Serviços: de 2,4% para 2,8%.
      • Indústria: de 1,6% para 1,7%.
      • Agropecuária: de 15,1% para 16,3%.
  • Motivo: incorporação de dados anuais estruturais do IBGE (Produção Agrícola Municipal, Pecuária Municipal, etc.).

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading