O balanço anual, apresentado pela Coordenação de Pequena e Média Indústria da FIEB, revelou que 90% das empresas atendidas pertenciam ao segmento de micro e pequeno porte. Entre os casos destacados está a Criativa Tom Tom, uma movelaria em Alagoinhas. Com o crédito obtido, os sócios ampliaram o espaço de produção, investiram em matéria-prima e contrataram dois novos funcionários. Segundo Leidiane Pineiro, sócia do negócio, os investimentos permitiram à empresa oferecer produtos de pronta entrega e passar de MEI para microempresa.
Capacitação em meio ambiente e sustentabilidade
Além do suporte financeiro, o Núcleo promoveu capacitações voltadas à sustentabilidade. Diego Pineiro, da Criativa Tom Tom, relatou que um curso sobre Licenciamento Ambiental transformou a visão da empresa em relação aos resíduos gerados no processo produtivo, incentivando o reaproveitamento para novos produtos. Em 2024, o Núcleo realizou 315 atendimentos na área de meio ambiente, além de cursos sobre ESG e licenciamento ambiental, envolvendo cerca de 200 empresas em mais de 50 municípios.
Foco na internacionalização e no associativismo
Na área de internacionalização, 60 atendimentos foram realizados, resultando na capacitação de 36 empresas e no desenvolvimento de mentorias e workshops no âmbito do Projeto Origem Bahia. O programa também contribuiu para o fortalecimento do associativismo, com a inclusão de 45 novas indústrias a sindicatos filiados à FIEB.
Reconhecimento do impacto do projeto
Durante o evento “Bate-papo com Empresários: Desafios e Oportunidades da Pequena e Média Indústria”, lideranças empresariais destacaram a relevância do Núcleo de Serviços. Para Hilton Lima, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), a presença em 10 municípios é fundamental para aproximar pequenas e médias empresas de instituições de apoio. Antônio Carlos Borges, do Sebrae, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento das empresas, enquanto Raul Menezes, presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas Industriais da FIEB (Compemi), enfatizou a necessidade de interiorizar os serviços do Sistema FIEB.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




