A 2ª Olimpíada de Português (OP), competição de abrangência nacional, revelou os talentos de estudantes da rede estadual da Bahia, que se destacaram nas provas de interpretação e expressão linguística. A competição, realizada em duas fases, avalia o conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa, estimulando a reflexão sobre textos clássicos e provérbios populares, além de promover desafios idiomáticos.
Participantes de municípios como Salvador, Itanhém, Ibipitanga, Sítio do Quinto, Gandu, Rio Real e Feira de Santana conquistaram importantes medalhas, somando uma Medalha de Destaque Regional, três medalhas de Ouro, duas de Prata, quatro de Bronze e seis Menções Honrosas, o que reforça o desempenho dos estudantes da Educação Básica da Bahia.
A estudante Carla Luane Pacheco de Amorim, de 16 anos, do Colégio Estadual Almerinda Almeida, no município de São Gabriel, foi uma das grandes vencedoras da edição. Ela recebeu a Medalha de Destaque Regional, considerada uma grande motivação para sua jornada acadêmica. “É como se abrisse novos horizontes para mim”, afirmou a estudante.
Outro destaque foi o Colégio Polivalente de Itanhém, que teve quatro de seus estudantes entre os medalhistas. Lucas Gabriel Botelho e Kadu Farias Santana conquistaram medalhas de Ouro, enquanto Maria Isabella Curvelo e Tarso Lisboa Catabriga receberam medalhas de Prata. A professora Ednalva Ribeiro de Sousa, responsável pela orientação dos alunos, ressaltou a importância da competição como estímulo para o contato com textos literários e reflexivos, além de ser um momento de valorização do conhecimento na escola pública.
A Olimpíada de Português é organizada pelo Instituto Philotimia e composta por duas fases, sendo a primeira realizada nas escolas e a segunda em polos de aplicação. A competição abrange três categorias, de acordo com a faixa etária: Categoria A, para estudantes do Ensino Médio; Categoria B, para alunos do 8º e 9º ano; e Categoria C, para os do 6º e 7º ano.
Além de ser um reflexo das políticas educacionais implementadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a participação e os resultados dos alunos no evento reforçam a relevância das iniciativas que estimulam a formação de estudantes cada vez mais preparados para desafios acadêmicos e pessoais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




