Entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2024, três estudantes de Feira de Santana representam a cidade no Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), promovido pela Secretaria de Educação da Bahia em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Cecília de Castro, Daniel Cerqueira e Bernardo Bispo foram selecionados entre 63 participantes de diferentes territórios de identidade do estado, após a aprovação de seus Projetos de Lei.
O programa oferece uma experiência prática da rotina parlamentar, simulando atividades legislativas, desde a elaboração até a votação de projetos. Os jovens são capacitados para compreender o funcionamento do processo legislativo e desenvolver habilidades de argumentação, análise e participação democrática.
Os Projetos de Lei apresentados pelos estudantes destacam temas relevantes. Cecília de Castro, do Colégio Nobre, propôs a criação do Centro de Referência em Doenças Raras do Estado da Bahia, voltado ao atendimento especializado e à pesquisa nessa área. Daniel Cerqueira, do Colégio Santo Antônio, abordou a prevenção e penalização da violência obstétrica contra mulheres quilombolas. Bernardo Bispo, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), sugeriu a inclusão de figuras históricas negras relevantes nos livros didáticos distribuídos pelo governo estadual.
Os participantes do DJBA também têm a oportunidade de dialogar com parlamentares e aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento das instituições públicas. O programa busca fortalecer a participação juvenil na política, promovendo maior integração entre os jovens e os mecanismos democráticos.
Os Projetos de Lei selecionados foram divulgados no dia 13 de junho no site oficial da Secretaria de Educação da Bahia. A iniciativa reafirma o compromisso do estado em promover o engajamento cívico de estudantes e fomentar debates sobre temas de interesse social.








Deixe um comentário