A 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começou nesta quarta-feira e segue até domingo (11 a 15/12/2024) no Parque Costa Azul, em Salvador, se destaca pela diversidade de produtos oriundos da agricultura familiar do estado. Este ano, a feira apresenta mais de 4.000 itens, incluindo uma série de inovações que prometem enriquecer o cardápio das refeições, desde o café da manhã até o happy hour. Entre os lançamentos estão chocolates com alto teor de cacau provenientes do Sul da Bahia, além de produtos derivados do licuri e do umbu, iogurtes diferenciados, e cuscuz feito com milho não transgênico.
A Cooperativa de Biojoias Pesca e Agricultura de Ituberá (Coobpagi) marca presença com o lançamento da carne de charque a vácuo e da linguiça e hambúrguer de camarão, produtos oriundos de agricultores familiares de Eunápolis e Igrapiúna. Domingos Conceição, diretor-presidente da cooperativa, comemorou a conquista:
“Foi por meio da Feira que nossa associação cresceu, conquistou o mercado e projetos, sendo necessário criar a cooperativa. Isso tem sido um orgulho para a gente”, afirmou.
Outro destaque é o melaço de mel de cacau, apresentado pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que destaca o potencial da agricultura familiar do Sul da Bahia. Josivaldo Dias, diretor comercial da cooperativa, falou sobre a importância da feira para o lançamento de novos produtos, como o melaço do mel de cacau, fruto de processos inovadores e uma parceria com o Governo do Estado.
A Cooperativa de Produção Agropecuária (Coopal), de Miguel Calmon, também apresentou inovações como vegetais minimamente processados, já higienizados e prontos para o consumo, como cenouras, abóboras, beterrabas e aipim descascado. Além disso, a cooperativa lançou uma nova linha de massas, incluindo opções de macarrão de aipim sem glúten e de beterraba.
Frutas liofilizadas são outra novidade que vem de Itaberaba, com a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita). Os produtos, como manga, jaca, banana e abacaxi, agora podem ser consumidos sem conservantes e sem açúcar, após um processo de inovação implementado na agroindústria familiar local, equipada com apoio do Governo do Estado.
Outros lançamentos incluem cortes suínos da Frigbahia, de Pintadas, a cachaça Carrapicho, da Associação dos Agricultores Familiares de Paratinga, e a nova linha de doces de umbu e goiaba da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad).
A Feira também é palco da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Sabores e Tradições do Nordeste, que celebra as riquezas da agricultura familiar regional. Organizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a feira conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




