O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encerrou, na sexta-feira (06/12q2923), o IV Encontro Nacional de Mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que aconteceu na Escola Parque Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador. O evento, iniciado na terça-feira (03/12/2924), reuniu 1200 mulheres do campo, representando todas as regiões do Brasil e contando com delegações internacionais de países como Colômbia, Argentina e Cuba.
Rodrigues destacou o alinhamento entre os debates promovidos no encontro e o projeto político de seu governo, que prioriza a agroecologia, a erradicação da fome e a geração de renda nas zonas rurais.
“O tema do combate à fome, da agroecologia e da infraestrutura rural faz parte do nosso pacto com o presidente Lula para promover autonomia, saúde e educação no campo, além da consolidação de pequenas agroindústrias”, afirmou o governador.
Protagonismo feminino no campo
Ao longo dos quatro dias, o encontro promoveu discussões sobre feminismo popular, políticas públicas para o campo, saúde mental e enfrentamento da violência contra as mulheres. A liderança do MPA na Bahia, Marli Fagundes, ressaltou os desafios do machismo e do patriarcado nas zonas rurais, mas também celebrou as conquistas alcançadas e o papel central das mulheres na luta pela soberania alimentar.
Cláudia de Jesus, produtora rural de Taperoá, reforçou o protagonismo feminino na produção de alimentos: “70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vêm do campo e passam pelas mãos das mulheres. Saímos daqui renovadas, prontas para construir o poder popular em nossos territórios.”
Espaços de convivência e serviços à comunidade
Além das discussões, o evento incluiu uma Feira Camponesa, apoiada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que promoveu o intercâmbio cultural e a comercialização de produtos da agricultura familiar. A Secretaria da Saúde (Sesab) ofereceu 500 atendimentos, incluindo consultas ginecológicas e nutricionais, além de exames preventivos.
Investimentos em políticas para as mulheres
Em 2024, o Governo da Bahia destinou R$ 9,5 milhões para os editais ‘Elas que Produzem’, ‘Elas que Alimentam’ e ‘Elas à Frente nos Quilombos’, iniciativas voltadas ao apoio de mulheres rurais na produção de alimentos e geração de renda.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




